
- Marcus
- 24 de novembro de 2020
Estabelecer canais de relacionamento cada vez mais práticos, dinâmicos e funcionais entre empresas e clientes é essencial nesta era digital, na qual tudo é possível de se resolver com um toque na tela. O aplicativo WhatsApp Business foi desenvolvido para atender a demanda de quem quer se aproximar de seu público, abrir novas formas de comunicação e, claro, fechar negócios.
O WhatsApp para hostels e pousadas é muito bem-vindo, pois facilita a troca de informações, esclarecimentos, dicas e imagens sobre a hospedagem, facilitando a interação com o hóspede, deixando-o mais seguro e confiante na hora de escolher sua estadia. Além disso, permite que ele feche a reserva através das mensagens, de qualquer lugar e durante aquela brechinha na hora do almoço, por exemplo, sem dispensar muito tempo para resolver a questão.
Seu hostel ou pousada ainda não faz uso do WhatsApp Business? Confira algumas dicas da hqbeds e saiba como utilizar essa ferramenta para melhorar o seu atendimento! 🙂
WhatsApp: preferido dos brasileiros para troca de mensagens
Dados publicados, este ano, mostram que 98% dos usuários de smartphones no Brasil utilizam, diariamente, o WhatsApp. O fato de ser gratuito, fácil de usar e permitir a troca de áudios, vídeos, fotos e textos de forma instantânea garante quase que sua unanimidade por aqui.
Segundo o site Statista, o aplicativo de mensagens é o preferido entre os brasileiros, quando comparados com outros povos da América Latina. A projeção é que este ano o número de usuários ativos no mundo todo atinja a marca de 2 bilhões. Por isso, abrir mão desta ferramenta não é uma opção. Hoje, tudo está ao alcance das mãos e seu hostel ou pousada também precisa estar a um toque do seu hóspede.
WhatsApp para hostels ou pousada: praticidade e comodidade aliados ao atendimento
Um hostel ou pousada que faz uso do WhatsApp para realizar reservas e atendimento aos hóspedes sai na frente quando o desejo é por praticidade, comodidade e agilidade. Quem entra em contato com o estabelecimento em busca de informação, na maioria das vezes, quer uma resposta rápida e que ajude na tomada de decisão, por isso, o aplicativo do WhatsApp Business é tão importante para melhorar o seu atendimento.
A tecnologia garante que o interessado tenha, em poucos minutos, seu problema ou dúvida sanada pela equipe do hostel. Pesquisas do setor apontam que, em alguns locais, quase metade das interações com os hóspedes acontece pelo aplicativo, tornando-se, assim, o principal canal de atendimento.
Mas como funciona o WhatsApp para hostels e pousadas?
Seu hostel ou pousada ainda não tem essa ferramenta? Tudo bem. Sempre é hora de começar e renovar as formas de fechar negócios. Preparamos um guia bem rápido:
- Baixe o aplicativo no computador, tablet ou celular do hostel ou pousada;
- Crie um perfil comercial e disponibilize informações como endereço, e-mail e site;
- Organize os contatos e conversas com etiquetas para diferenciá-los e encontrá-los com mais facilidade;
- Com o recurso das mensagens rápidas, você pode salvar e reutilizar mensagens enviadas frequentemente para responder perguntas comuns, sem precisar reescrevê-las;
- Nas mensagens automáticas, defina um texto de ausência para que seu hóspede saiba que, em breve, será atendido. Defina também uma mensagem de saudação para apresentar o seu hostel ou pousada.
Como fazer bom uso do WhatsApp Business para hostels ou pousadas?
Quando se fala em mundo digital e na interação com o público por meio dos aplicativos sociais, como o WhatsApp, é imprescindível considerar alguns comportamentos para não se tornar uma pedra no sapato dos contatos. Para fazer bom uso da ferramenta, os responsáveis pelo atendimento devem enviar aquilo que a pessoa está solicitando, responder sua demanda com consistência, sem enchê-la de longas e demoradas mensagens.
Alguém para responder, inclusive à noite
Ter uma pessoa responsável por atender e responder às solicitações e mensagens que chegam pelo WhatsApp é fundamental. Uma pessoa do staff deve estar sempre pronta e com as informações na ponta da língua (ou dos dedos) para realizar o atendimento com a agilidade e instantaneidade que o cliente, que se comunica pelo aplicativo, espera. Boa educação e simpatia também não devem faltar ao profissional. Outra recomendação é o domínio do inglês e/ou espanhol para o atendimento aos hóspedes estrangeiros.
Pesquisas mostram que à noite é quando mais ocorrem as interações entre o público e as empresas, então, lembre-se de ter alguém para responder ao WhatsApp também nesse período.
O que mandar pelo WhatsApp aos clientes? E como respondê-los?
- Boas fotos dos quartos, das áreas de lazer, dos serviços e comodidades oferecidas (como café da manhã, por exemplo);
- Mensagens curtas e objetivas;
- Atenção ao português e à escrita correta;
- Educação e cordialidade sempre;
- Manter-se à disposição para dúvidas e esclarecimentos;
- Mapa e orientações para chegar ao hostel ou pousada;
- Dicas de passeios e atrações, caso o hóspede solicite.
Comunicar e estar presente nas mídias e redes sociais e aplicativos de mensagens, exige dedicação, empenho, disponibilidade, agilidade e muito jogo de cintura. É preciso saber se comportar no mundo virtual para usá-lo da forma mais positiva e rentável possível.
Quer mais dicas para melhorar sua gestão e atendimento? Baixe o ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas“.