Transforme dados em insights para o crescimento do hostel

Transforme dados em insights para o crescimento do hostel

As informações sobre acontecimentos passados sempre foram uma fonte confiável que ajuda líderes e gestores a tomar boas decisões. Mas, na atualidade, conseguimos uma exatidão ainda maior por causa do volume de dados produzidos a todo instante e da tecnologia aplicada. Mas como isso está relacionado com o crescimento do hostel?

Nenhum ser humano é capaz de coletar, estruturar e analisar rapidamente uma grande quantidade de dados. Por esse motivo, a tecnologia se transformou em grande aliada na transformação desses dados em relatórios. Isso porque agora eles podem ser utilizados crescimento do hostel.

Entretanto, muitos gestores ainda consideram a análise de dados um processo burocrático e enfadonho. Para muitos, os dados apresentados são pouco analisáveis, mas que são essenciais para uma gestão mais assertiva.

Contar com relatórios de dados no seu estabelecimento é de extrema importância. Mais do que significar desempenho, os relatórios direcionam as decisões dos gestores sobre seus negócios.

Confira nossas dicas de como transformar seus relatórios em insights e ações estratégicas, para otimizar seus resultados.

Estratégia de dados para o crescimento do hostel

Satisfação do hóspede

A experiência que um consumidor constrói ao se relacionar com uma empresa é fundamental para voltar a fazer negócios.

No mercado hoteleiro isso apresenta ainda mais peso, afinal, ninguém retorna a uma hospedagem que considerou ruim ou teve algum problema.

Somando esse fato com a alta concorrência do mercado, já temos um cenário para criar um diferencial competitivo. Diante dessa situação, é essencial ter um controle de como anda a satisfação dos hóspedes a todo momento.

Com esse controle, você sabe onde estão seus gargalos, quais pontos devem ser melhorados, e até ter idéias e insights de melhorias.

Muitas vezes, os pequenos detalhes passam despercebidos para os gestores, mas que podem ser facilmente percebidos e apontados pelo usuário nas pesquisas de satisfação.

Além disso, a pesquisa de satisfação pode dar ao gestor a oportunidade de uma “correção de rota”. Com a comunicação com o hóspede, um pequeno mal entendido pode ser sanado, e um hóspede insatisfeito pode mudar de opinião e virar um hóspede que retorne.

Cancelamento e reagendamento de reservas 

Sabemos que os cancelamentos podem ser motivo de dor de cabeça. Muitos cancelamentos são inevitáveis, como os hóspedes podem simplesmente mudar de planos. No entanto, há algumas etapas simples que você pode seguir para reduzi-los e evitar aqueles mais prejudiciais à sua propriedade. Por exemplo: os de última hora e os não comparecimentos, que não lhe dão tempo suficiente para reagir e compensar os negócios perdidos. 

Uma boa forma de antever e melhorar a performance da sua propriedade em relação a cancelamentos é realizar a análise do padrão de cancelamento da sua propriedade, por meio dos relatórios de cancelamentos.

Depois de ter compreendido o padrão de cancelamentos da sua propriedade, você pode adotar as medidas certas para evitar cancelamentos, reduzir o impacto que eles causam e garantir a sua receita.

Dessa forma, você sempre terá controle sobre as escolhas de tarifas, preços, políticas e outros recursos preventivos. Assim, irá melhorar ao encaixar aos seus negócios, e gerenciar seus cancelamentos sem ser muito restritivo e sem perder reservas.

Relatório de hóspedes x Crescimento do hostel

Com o relatório de hóspedes na sua propriedade, você pode pode identificar quais são os padrões de hóspedes que buscam o seu tipo de acomodação.

Você pode ter relatórios de naturalidade, idade, gênero, preferências, principal origem, principal destino, motivação da viagem, etc.

Com esses dados, você poderá tomar decisões mais assertivas na hora de investir em um certo público. Dessa forma, sabendo que terá mais chances de atingir o público ideal para seu tipo de hospedagem.

Faturamento X Crescimento do hostel

A análise dos gráficos e relatórios financeiros da sua propriedade mostram a evolução do negócio. Bem como a identificação de problemas, como por exemplo, se o crescimento parou ou o faturamento caiu bruscamente. 

Quando essas e outras informações são apresentadas através de um relatório, é mais fácil para o gestor identificar o motivo dessas alterações. Assim, poderá tomar as devidas providências para restabelecer o negócio.

Além disso, com o relatório de faturamento, é possível ter uma curva precisa dos meses nos quais o movimento é maior, e também daqueles que é menor. Assim, o gestor pode apostar em estratégias e campanhas para alavancar as reservas nos meses com menor fluxo de hóspedes. Revise sua gama de produtos e serviços para aumentar o ticket médio com base nos dados coletados durante um período.

Ter um sistema de gestão de propriedade ajuda os estabelecimentos, dos mais diversos tamanhos, a gerar esses relatórios. Gerenciar um hostel, hotel ou pousada exige controle sobre muitas variáveis. Portanto, invista em ferramentas que ajudam nessa gestão e tenha melhores resultados para o seu negócio.

Baixe o nosso e-book sobre Projeção Financeira na Pandemia e saiba mais.








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade