
- Karin Nisiide
- 29 de novembro de 2019
Muitos hostels iniciam com negócios familiares. Aquela nossa velha história do viajante sonhador, que viajou o mundo e sonha ter um hostel pra chamar de seu, mas muitas vezes precisa de alguém para ajudar no investimento. E é mais fácil encontrar investidores dentro de casa.
Trabalhar em família possui vantagens e desvantagens.
Você fará a interação de dois sistemas: a família e o negócio, que a partir desse momento estarão conectados. E juntar esses sistemas requer muito jogo de cintura!
Muitas vezes os membros familiares entram somente como acionistas. Mas é muito comum ver no nosso setor irmãos que possuem os mesmos gostos e resolvem abrir um hostel juntos, onde ambos participam ativamente da administração do hostel.
Você está pensando em abrir um negócio com um membro familiar?
Vamos listar aqui algumas vantagens e desvantagens de ter esse tipo de empresa.
Pontos positivos
Cumplicidade entre os membros
Dentro da estrutura familiar, normalmente se têm uma maior confiança mútua e cumplicidade entre os envolvidos, fazendo com que haja mais transparência nos resultados.
Maior esforço para um bem comum
Os empreendedores que participam de uma empresa familiar costumam se esforçar mais para obter maiores resultados, que serão benéficos para todos. Possuem um objetivo em comum: que a empresa tenha êxito e o crescimento de todos.
Maior autonomia nas decisões
As empresas possuem um poder de decisão centralizado, com um comando único, possibilitando reações rápidas e autonomia em situações emergenciais.
Relação mais pessoal com os colaboradores
As empresas familiares costumam ter uma relação mais pessoal com os colaboradores, muitas vezes trazendo o ambiente familiar para a empresa. Por esse motivo, as relações construídas com os colaboradores, fornecedores e clientes muitas vezes se torna mais pessoal e duradoura.
Valores pessoais comuns
Irmãos que abrem empresas juntos possuem os mesmos valores trazidos desde casa. Isso torna as decisões mais fáceis, trazendo uma unidade para o negócio.
Objetivo no fortalecimento da marca e no desempenho de longo prazo
Pelo fato dos administradores serem donos do próprio negócio, a empresa tende a construir fundamentos sólidos para sua sobrevivência no mercado a longo prazo, se empenhando por construir uma base sólida e uma marca forte.
Pontos negativos
Mesclar vida privada com profissional
Uma das grandes desvantagens de uma empresa familiar é separar o pessoal do trabalho. Problemas no hostel em geral são trazidos para o âmbito familiar, muitas vezes acarretando desavenças. Separar dentro da empresa a parte emocional/intuitivo e racional é um grande desafio, e a tendência é de os envolvidos fazerem decisões voltadas mais para os interesses pessoais.
Jogos de poder
Dentro da estrutura familiar, muitas vezes existem jogos de poder, nos quais vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.
Processos descentralizados e desorganizados
É comum, em hostels familiares que a gestão seja largamente informal, sem acertos por escrito e sem preocupação com mapeamento de processos mais detalhados. Isso pode prejudicar o crescimento da empresa.
Qual vale mais a pena?
Todos os tipos de sociedades possuem seus pontos fortes e fracos, e podem gerar grandes desavenças entre os envolvidos, afinal cada pessoa pensa de uma forma, e em se tratando de dinheiro, essas diferenças podem gerar muita dor de cabeça.
Em geral, as empresas familiares tendem a seguir a cultura do dono ou fundador. Isso pode ser uma vantagem competitiva para a empresa ou ser um obstáculo para o crescimento e, até mesmo, continuação dos negócios.
Você deve avaliar qual é a sua relação com os membros da família que você quer criar a sociedade e colocar no papel se vale a pena arriscar um bom relacionamento.
E você, acha que é mais vantajoso trabalhar em uma empresa familiar? Deixe seu comentário!