
- Marcus
- 24 de novembro de 2020
A recuperação do turismo já está em andamento. Já entendemos que para superar os desafios que surgiram em 2020, precisamos focar na transformação digital para hostels e usar a tecnologia para promover segurança e facilitar a retomada das atividades. Mas afinal, você sabe como levar a transformação digital para o seu hostel?
Hoje, o principal objetivo de qualquer empresa do setor de turismo é recuperar a confiança do viajante e assegurar que o seu empreendimento (ou destino) é um lugar seguro, onde se pode desfrutar bons momentos com a família ou amigos. A tão falada “Transformação Digital” (que já era importante antes da pandemia), tem se mostrado imprescindível em todos os negócios, de todos os setores.
Antes de termos uma vacina com eficiência comprovada, é importante apostar na tecnologia como forma de prover segurança, além das medidas de higienização, estabelecidas nos protocolos de segurança. Diversas tecnologias podem ser usadas para recuperar a confiança do cliente, mas a dúvida sempre é: em que investir? Quais ferramentas são mais decisivas para o meu negócio?
A transformação digital para hostels ajuda a recuperar a confiança dos clientes, além de melhorar processos operacionais e gerenciais e otimizar a comunicação com o mercado.
A tecnologia touchless (sem toque) tem sido muito utilizada para gerar confiança dos hóspedes. Veja, a seguir, alguns exemplos de como a transformação digital para hostels ajuda na retomada das atividades.
Dicas de transformação digital para hostels
- Check-in online
Uma facilidade incrível para hóspedes corporativos ou de lazer. Ganha-se tempo, agiliza-se o processo de entrada no hostel e ainda se garante mais confiança, reduzindo o contato dos clientes com funcionários.
Este serviço gera valor agregado, uma vez que cria comodidade ao hóspede e ao mesmo tempo simplifica e automatiza tarefas do hostel. Uma tecnologia simples, acessível e que ainda permite sistematizar os dados dos clientes. Afinal, a grande maioria dos hostels ainda utiliza a ficha em papel (FNRH) e duvido que os dados dos hóspedes sejam usados de forma inteligente, como por exemplo, para prospectar novas vendas ou manter o relacionamento com o cliente.
- Chaves virtuais
Elas já existiam, mas a pandemia evidenciou ainda mais essa facilidade. As chaves virtuais são sincronizadas com o celular de cada hóspede, evitando o uso das chaves tradicionais ou mesmo do cartão magnetizado.
Alguns hostels já aderiram às fechaduras virtuais e sem dúvida essa é mais uma daquelas inovações que vamos aderir rapidamente. Tanto pela segurança, quanto pela comodidade.
Várias empresas já oferecem essa solução para hostels e pousadas e é importante que essa tecnologia fique no seu radar.
- Reservas online
Grande parte da hostelaria brasileira ainda não digitalizou seu processo de vendas. Milhares de hostels se apoiam nas plataformas como Booking.com, Expedia, Hotéis.com, Hurb, dentre outras para oferecer vendas online.
Utilizar as OTAs na estratégia de vendas do hostel é importante. Elas funcionam como grande vitrine digital. Porém, os gestores precisam atentar para a importância de trabalhar com canais próprios, para não depender exclusivamente desses parceiros. E isto significa oferecer reservas online, gerenciar todos os canais de distribuição e otimizar a receita.
Algumas soluções simplificam tarefas como gerenciamento de tarifas, canais, etc. Trata-se de uma maneira inteligente de aumentar as vendas em cada canal e otimizar a receita do seu hostel ou pousada.
- Utilize marketing humanizado
Que tal utilizar os dados ao seu favor e entender mais quais são as necessidades, desejos e dores de seus futuros hóspedes? Com base nisso, você pode traçar uma estratégia capaz de apresentar sonhos e possibilidades para os viajantes e não apenas ofertas e promoções. Isso faz parte do marketing humanizado, que busca criar uma conexão com o viajante.
- Gestão de reputação online
Tenha uma presença online sólida, esteja presente na vida dos viajantes todos os dias. Use o Google Meu Negócio, o TripAdvisor, as redes sociais, site, blog e outras plataformas para divulgar novidades e campanhas que realiza em seu hostel.
Tenha estratégias que ajudarão a melhorar sua presença online e também cuide de sua reputação em sites de OTAs e outros. Lembre dois princípios básicos para o seu negócio que funcionam desde que o conceito de capital e livre mercado, “Quem não é visto, não é lembrado!” e “Reputação, você não compra, você conquista!”, portanto marketing digital e a gestão de reputação são imprescindíveis.
A transformação digital chegou para ficar e as facilidades proporcionadas por ela vieram para trazer conforto e melhorias ao setor. Aliás, ela veio para ser uma aliada no mundo pós-pandemia.
As medidas que facilitam a experiência dos hóspedes estão evoluindo. E pensando nisso, é importante fazer a seguinte pergunta: como iniciar a transformação digital no meu hostel?
Para mais dicas, baixe o ebook “Introdução à gestão de hostels” e continue acompanhando os novos conteúdos da hqbeds! 🙂