
- Marcus
- 22 de setembro de 2020
Muita gente sonha em montar o próprio negócio e tem pressa para realizar esse desejo. Se você é uma dessas pessoas, deveria pensar em abrir um hostel. Afinal, esse tipo de empreendimento tem tudo para voltar aos tempos dourados com a retomada das atividades de turismo.
Os hostels são conhecidos por disponibilizarem hospedagem a valores mais em conta. Afora isso, esse tipo de negócio promove a troca de experiência entre cidadãos de diversos lugares do país e até do mundo. Em outras palavras, o hostel é como um albergue. Nele, os visitantes normalmente dividem o dormitório, mas isso nem sempre acontece. Sendo assim, com uma estrutura pequena, já é possível levantar uma quantidade razoável de capital.
Mais um incentivo é que esse tipo de empreendimento tem avançado bastante nos últimos anos. De acordo com a plataforma Hostelworld, a quantidade de reservas feitas por meio desse aplicativo ampliou em 51% recentemente.
Quer saber mais como funciona um hostel e o que é preciso para abrir o seu próprio empreendimento? Confira as dicas da hqbeds!
Como funciona um hostel e quais seus departamentos
Um meio de hospedagem é composto por diversos departamentos, de acordo com os serviços oferecidos e a rotina de trabalho no hostel. E só funcionará perfeitamente, se todos os colaboradores e suas respectivas funções estiverem bem alinhadas.
Contudo, para gerenciar isso da melhor forma, o gestor precisa conhecer bem todas as áreas do seu estabelecimento, assim como as funções desempenhadas, as atividades de cada setor e rotina de trabalho do dia a dia.
-
Recepção
Esse é o departamento que funcionará como cartão de visitas em seu hostel. É através dele que o hóspede faz o primeiro contato presencial.
Esse é um ponto de contato altamente estratégico, considerando que toda a experiência do hóspede pode ser influenciada pelo meio de hospedagem. Afinal, um hostel com atendimento ruim pode arruinar a impressão que o hóspede terá da sua viagem.
Um colaborador com perfil sociável somado a um processo de recepção bem estruturado, faz com o que o empreendimento possa ganhar bons elogios com relação ao seu atendimento.
O recepcionista é responsável por realizar o registro de entrada e saída dos hóspedes, controlar e lançar as despesas na conta de cada conta, oferecer atendimento durante a estadia e fazer o acerto de contas no check-out.
-
Gerente de recepção ou governança
Assim como em um hotel convencional, o departamento de governança é responsável por manter em ordem as áreas do hostel, ou seja, em boas condições de higiene, conservação e organização.
Este é um setor extremamente estratégico, isso porque, por mais que o hóspede passe somente uma noite no hostel, ele sentirá a diferença de um bom trabalho realizado pela área de governança e isso tornará a sua estadia maravilhosa. Assim como um mau trabalho pode marcá-lo negativamente para sempre.
Dessa maneira, o chefe de governança tem como atribuições: coordenar a equipe de camareiras e auxiliares na realização da limpeza e organização dos quartos, acionar o departamento de manutenção em casos de reparos, controlar estoque de materiais e suprimentos, e muitas vezes, também é responsável pela lavanderia.
Em empreendimentos de pequeno porte, o gerente geral pode assumir parte ou todas as atividades do chefe de governança.
-
Controle de estoque e compras
O responsável pelo estoque e compras é aquele quem cuida de todos os alimentos oferecidos no hostel, seja no restaurante, bar e em qualquer outro ponto de venda de alimentos e bebidas.
No caso de um hostel, esta pessoa também é responsável pelo controle do café da manhã e compras para eventos internos.
-
Reservas
A função deste departamento é receber as solicitações de reservas, consultar disponibilidade de apartamentos, registrar no sistema o hostel, enviar a confirmação e procedimentos de pagamento aos clientes e repassar as informações para a recepção.
Desta forma, para que falhas ou atrasos sejam evitados, o departamento de reservas deve contar com um bom sistema de gestão, que permita executar o trabalho com rapidez e eficiência. Em um hostel, o recepcionista é responsável por essa área, com supervisão do gerente geral.
Manual de procedimentos e rotina
Além de conhecer os departamentos do seu meio de hospedagem, é preciso atentar-se para o gerenciamento dos procedimentos de cada setor e da rotina de trabalho no hostel.
Procedimentos bem definidos, além de promoverem o bom funcionamento do estabelecimento, tornam os colaboradores mais profissionais e motivados, impactando positivamente na percepção dos clientes.
O gerenciamento da rotina por si só é bem complexo e cada área deve estar alinhada às demais. Assim como, ter plena ciência de suas tarefas e atividades, para que tudo funcione de acordo com o planejado.
A dica nesse caso, é a criação de um manual de procedimentos internos, feito inclusive, com a contribuição dos colaboradores. A ideia é que ele tenha efeito duradouro e sempre que houver algum novo colaborador, o mesmo poderá fazer uso dele para conhecer a rotina do hostel.
Sendo assim, nesse documento pode-se classificar as rotinas por departamento, de acordo com relevância e recorrência estabelecendo a periodicidade.
Agora que você já sabe como funciona um hostel, é hora de alimentar seu sonho e tirar seu projeto do papel! Além disso, você também pode baixar ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas” e se inspirar ainda mais a abrir o seu próprio empreendimento.