Sem perspectivas para o fim da pandemia: devo reabrir o hostel ou fechar o negócio?

Sem perspectivas para o fim da pandemia: devo reabrir o hostel ou fechar o negócio?

Muitos estabelecimentos do setor de hospedagem, seja por decreto ou decisão própria, suspenderam suas atividades para frear o avanço da Covid-19. Agora, após 3 meses de enfrentamento à pandemia, continuam sem perspectivas reais de retomada, com um cenário de total incerteza e imprevisibilidade para os negócios do turismo, e com uma possível reabertura dos hostels, se veem diante de um dilema: fechar o negócio ou contrair dívidas para arcar com as despesas que tiveram e terão durante a quarentena.

No início da pandemia, com um cenário otimista de retorno das atividades no meio do ano, muitos empresários apostaram em manter suas empresas, enxugando custos de operação e se reinventando temporariamente para trazer alguma receita para seus hostels. 

Os pequenos negócios respondem por 98% das empresas no Brasil, segundo números do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), e ao todo, praticamente 80% das micro e pequenas empresas atuam no comércio e nos serviços, que foram os setores mais afetados durante a crise pandêmica.

E diferente dos grandes negócios, os pequenos negócios dificilmente têm uma reserva de contenção. Eles são muito mais vulneráveis a qualquer movimento da economia. Muitos dos pequenos empresários do ramo hoteleiro contavam com alguma reserva, que em pouco tempo já se esgotou ou está para esgotar.

Nesse contexto de incertezas, nosso intuito é trazer alternativas sobre o que os proprietários de hostels podem fazer a partir de agora para a reabertura dos hostels.

1- Adapte seus serviços à situação atual

A pandemia do novo coronavírus demanda criatividade e inovação. A palavra reinventar foi fortemente usada neste período, e é uma das soluções encontradas por muitos empreendedores para sobreviver em meio à crise.

Muitos hostels se reinventaram, como por exemplo o Social Hostel em Curitiba, que transformou suas instalações em um delivery de sandubas veganos, o Sanduba do Hostel, o Tetris Container Hostel, que abriu um delivery de empanadas argentinas, a Hambre Empanadas, ou o Discovery Hostel, famoso por seus coquetéis no Explorer Bar, que transformou seu bar em um delivery de drinks, todos eles fazendo o maior sucesso com as vendas dos seus produtos. Se a demanda de hóspedes diminuiu, a demanda de delivery aumentou exponencialmente.

Outros hostels, a exemplo do Brick Hostel, de Porto Alegre, passaram a alugar quartos individuais para mensalistas. “Seguimos sendo uma residência compartilhada, mas agora com quartos privativos”, diz João Costa, proprietário do Brick.

2- Invista em ações de marketing tendo a epidemia em mente

Um dos papéis dos empreendedores nesta crise é o de ajudar seus clientes na medida do possível. Direcione suas ações de marketing para divulgar produtos e serviços que sejam úteis, e que podem ser utilizados tanto para os momentos de pandemia, como após a retomada.

Garanta que seu público-alvo saiba que seus negócios continuam operando, e que você está preparado para receber os viajantes que possuem a necessidade de viajar, mesmo durante a pandemia, e com todos os cuidados necessários para garantir a saúde e bem estar do seu hóspede.

Dentro dessas ações de marketing estão também a venda antecipada de produtos e serviços, ou vouchers, como estão sendo ofertados no mercado. Você pode oferecer descontos em estadia, pacotes promocionais, produtos e serviços que podem ser adquiridos agora a um preço reduzido, e utilizado quando o cliente tiver a necessidade.

3- Certifique-se de que seus serviços serão úteis mesmo ao final da crise

No fim da pandemia, os hábitos dos clientes terão mudado. As pessoas terão receio com o compartilhamento de coisas e espaços, e a essência dos hostels é o compartilhar.

Pelo menos por um período, nesse momento de reabertura dos hostels, seu empreendimento deverá se adaptar ao mercado. Ofereça soluções úteis não só durante o surto, mas também para o momento em que tudo voltar ao normal, porque ninguém sabe qual será o novo normal. 

Esteja preparado para flexibilizar seu hostel de acordo com essa nova demanda, transformando quartos compartilhados em privados, adaptando as suítes com espaço para trabalho remoto, entre outras soluções que se fizerem necessárias.

4- Vale a pena recorrer ao banco para manter o negócio de pé?

Se você acredita que seu hostel conseguirá ter uma retomada na pós pandemia, e que você terá a possibilidade de pagar uma ajuda a longo prazo, uma boa alternativa é recorrer às linhas de crédito oferecidas no momento.

É importante que o empresário saiba discernir o que é ajuda e o que é oportunismo do banco. Os bancos também precisam vender nesta hora e as pessoas estão vulneráveis. O melhor seria evitar recorrer à empréstimos bancários, mas, se for necessário, busque condições que sejam favoráveis.

Compare, busque cooperativas de crédito, busque instituições que ofereçam juros mais baixos. Não deixe de conversar com seu gerente, mas compreenda que ele está ali, além de para ajudar, a serviço de uma instituição. E ele tem metas a cumprir. Portanto é preciso tomar muito cuidado na hora de fechar qualquer negócio.

5- Faça seu planejamento com base em diferentes cenários

Faça seu planejamento do mais otimista ao mais pessimista, tente estar preparado para o que der e vier. 

Desenvolva soluções para os desafios que o período apresenta, com os mais diferentes cenários possíveis. Assim, você evita que surjam mais surpresas que possam prejudicar o negócio ao longo do caminho.

6- Implemente soluções tecnológicas para garantir uma maior eficiência

Aposte nas ferramentas que podem ajudar na reabertura dos hostels e também a passar a crise com uma maior facilidade. Em momentos de incerteza, o estabelecimento deve passar transparência e segurança aos seus hóspedes.

Existem ferramentas de automação da comunicação com o hóspede, através de email ou whatsapp, check in online e pagamento automatizado. Nela você pode, mesmo com a equipe reduzida, proporcionar um atendimento de qualidade ao seu cliente e ter uma maior eficiência.

E você, está preparado para a retomada? Após a crise, as coisas vão gradativamente retornar ao normal. É preciso compreender se aquele sacrifício que você está fazendo agora vai ser determinante para o sucesso ou fracasso da sua empresa depois que a situação se normalizar. Baixe o “Guia para driblar a crise financeira do hostel








Os comentários estão desativados.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade