Psicologia das cores: como melhorar a satisfação do seu hóspede através das cores

Psicologia das cores: como melhorar a satisfação do seu hóspede através das cores

Nessa época do ano, fala-se muito do uso das cores para atrair bons resultados no próximo ano. Para quem é supersticioso, a cor da roupa na virada do ano determina como será a energia dos próximos 365 dias.

Superstições à parte, o fato é que a cor realmente tem influência em como uma pessoa percebe o ambiente. As cores influenciam em tudo ao seu redor: ela traz estímulos, acalma, desperta sensações e simbologias. E dentro do seu hostel, hotel ou pousada ela não é diferente.

Conforme pesquisa divulgada pela USP, a cor utilizada em projetos arquitetônicos muitas vezes é vista apenas como decoração. Contudo, como o estudo demonstrou, o uso das cores nos ambientes construídos afeta o comportamento dos usuários e, consequentemente, reflete no sucesso ou insucesso dos ambientes, devendo ser visto como um conceito central.

Conhecer a influência da psicologia das cores na arquitetura de meios de hospedagem a fim de melhorar a percepção do ambiente pode trazer resultados muito significativos. Esse tipo de abordagem atinge diretamente a emoção do cliente, influencia nas decisões e melhora a conversão de vendas.

Veja como a psicologia das cores influencia o modo de atrair e fidelizar clientes, e como essa estratégia pode maximizar o seu faturamento. 

Como funciona a psicologia das cores

A psicologia tem como base o estudo do comportamento humano,  possibilita manipular o subconsciente de seu cliente, e é bastante utilizada em campanhas de marketing ou campanhas de melhoria de satisfação do usuário.

Quando os critérios racionais de valoração, qualidade, infraestrutura e localização são adequadamente atendidos, a decisão final do hóspede será o resultado do apelo emocional. Nesse contexto, as cores exercem um papel determinante para despertar os sentimentos no consumidor. A cor pode atrair a atenção, relembrar momentos especiais e criar um clima favorável à compra. Exagero de padrões e cores podem poluir visualmente e criar desconforto para o cliente. 

Cada tonalidade causa um efeito sobre a percepção humana sendo eles simbólico, associativo, sinestésico e emocional.

A percepção das cores está também ligada ao otimismo e ao modo de encarar a vida, como “ver a vida com outros olhos”. 

Como utilizar as cores para melhorar a percepção do seu hóspede

Para o bem-estar e conforto de seu hóspede, a decoração do quarto de hostel, hotel ou pousada não pode se limitar apenas ao tipo de tecido, mobiliário e uma cor qualquer. É necessário entender a razão de escolher determinados tons e diferentes nuances.

Moramos em um país criativo, de cores naturais fantásticas, e é interessante se basear nesses conceitos para a identificação da sua identidade.

O cliente quer se hospedar em lugares aconchegantes, mas ao mesmo tempo estimulantes, diferentes de sua casa. 

Para escolher as cores a serem usadas, é importante saber o tipo de atmosfera que você quer criar no seu estabelecimento.

Hospedagens de permanência maior pedem cores claras, pois podem cansar o usuário. Os hotéis normalmente utilizam cores neutras, com poucos contrastes, pois objetivam acalmar e fazer descansar ao viajante. Já alguns hostels utilizam de cores fortes e contrastantes a fim de estimular seus usuários.

 

Veja algumas dicas sobre a psicologia das cores, que pode trazer melhores sensações ao usuário e tornar a estada em seu estabelecimento mais agradável:

Azul

A essência da cor azul se relaciona com a tranquilidade e muita harmonia. O azul escuro está mais voltado para a sabedoria e intuição. Geralmente, essa cor é bem utilizada em quartos, bibliotecas e locais para meditação.

Por sua vez, o azul claro — principalmente o azul bebê — promove a espiritualidade, a juventude e estimula a paz.

Amarelo

Essa cor representa a riqueza e a nobreza. Psicologicamente, estimula a memória, o intelecto, a concentração e favorece a comunicação. Além disso, atrai boas energias para o ambiente.

Branco

Considerada a cor da pureza, o branco representa a limpeza e a frieza. Porém, essa cor está bastante associada à noção de paz. Pode ser aplicada em qualquer local, mas é bom misturá-la com outras cores, já que sozinha pode adquirir um efeito negativo.

Cinza

É a tonalidade resultante da mistura das cores opostas: preto e branco. O cinza simboliza austeridade, equilíbrio e pode ser utilizado de formas variadas.

Ao mesmo tempo que essa cor parece ser triste, ela representa modernidade, seriedade e elegância. Os tons de cinza divergem de acordo com o grau de dominância do preto ou do branco, e podem ser combinados entre si ou com cores mais vivas.

Laranja

Essa é a cor da criatividade, da coragem e da alegria. As pessoas sinestésicas gostam dessa cor pela sensação de energia positiva que ela sugere. Além de estimulante, o laranja é agradável aos olhos e torna o ambiente energizado positivamente.

Preto

A cor preta está associada à água. Apesar de estar ligada a esse elemento, ela não tem a leveza e a naturalidade conferida por ele. Logo, essa cor deve ser aplicada com bastante cuidado. Sua energia também estimula o intelecto e o lado espiritual, e ainda remete sofisticação ao ambiente.

Em excesso, essa cor pode tornar o local triste e sombrio. O ideal é usar o preto na combinação clássica com branco ou com tons vivos para deixar o ambiente mais sofisticado e moderno.

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, da força e da energia. Ela transmite bastante vitalidade e calor aos mais variados ambientes. Além disso, a força imposta por essa tonalidade aumenta a autoestima das pessoas nos locais que frequentam.

Ligada ao elemento fogo, essa cor é uma das mais estimulantes. Geralmente é utilizada para decorar acomodações utilizadas por casais apaixonados ou em datas especiais. A combinação com nuances mais claras ou com branco sugere charme e elegância ao ambiente.

Rosa

Os tons rosados sempre representaram romance, doçura, amor e ternura. Por ter branco em sua composição, o rosa é uma cor pura e traduz uma suave energia. Geralmente, essa tonalidade está relacionada a locais delicados e femininos.

Verde

Essa é a cor da harmonia e está intrinsecamente associada à vida, à natureza e ao crescimento. Como essa cor também estimula a esperança, ela atenua as emoções negativas e acalma o sistema nervoso.

 

Priorizar a criação de um ambiente naturalmente atrativo e pacífico é essencial. Utilizando-se da psicologia das cores na arquitetura do seu estabelecimento, você terá maiores possibilidades de melhorar a experiência do hóspede e de conquistá-lo. 

E você, utiliza da psicologia das cores no seu hostel, hotel ou pousada? Conta pra gente!

 








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade