
- Rogério Minhano
- 10 de outubro de 2018
Durante todos os anos da minha vida profissional eu busquei maneiras de gerenciar equipes sem ter que necessariamente estar presente no local. Esse é o ponto central nessa série de conteúdos que lançaremos. Como você pode fazer para manter o controle do seu hostel e ainda ter tempo para fazer outros projetos? Estudar piano, aprender a tocar aquele sambinha no pandeiro, meter a mochila nas costas e ir fazer aquela trilha de 3 dias nas montanhas, ir para aquele hostel na praia que seu amigo tem e que está sempre te convidando? É sobre isso que eu estou falando aqui. Estou falando sobre usar a tecnologia que temos disponível hoje para administrar melhor a sua vida sem perder o controle das coisas que são importantes para você ficar seguro. Saber que seu business não está afundando enquanto você curte o mundão. Paz de espírito, sabe? Para fazer acontecer você precisa usar o que você tem: um smartphone e o hqbeds. A internet no seu celular conecta tudo e todos. O middle man, a pessoa que precisaria ser seu fiscal, gerente, ou whatever o nome que você dá para quem faz o seu papel enquanto você está fora da propriedade é o hqbeds. O hq é o seu eu digital.
O conjunto de disciplinas chave que você precisa atuar são os que estão 100% relacionados aos resultados operacionais do hostel enquanto você está fora. São eles: preços, ocupação, controle de turnos, dinheiro na recepção, entrada e saída de estoque, venda de reservas e comunicação com a sua staff. Estamos falando aqui de 7 coisas que você precisa se tornar mestre e isso só é alcançado quando algumas pequenas tarefas viram hábitos na sua vida. Em resumo, faça um bom trabalho de campo, dentro do hostel, e acompanhe os resultados a partir do seu celular. Envie comandos, mude preços, trabalhe sua ocupação. Seja presente digitalmente e faça a roda girar. Nos próximos textos vou abordar cada um desses itens e te mostrar como você pode chegar mais próximo daquela vida de empreendedor que você sonhou inicialmente. Ela pode ser daquele jeito, acredite.
Desde que eu comecei a escrever esses textos sobre administração de propriedades vira e mexe me pego pensando se isso é correto ou não é. Se cabe a mim, como empreendedor de primeira viagem, dar dicas para outros empresários, muitas vezes até há mais tempo na estrada do que eu. O que eu conto nos textos pode mesmo ajudar os outros a terem melhores resultados? Não porque eu ache especial o jeito que nós fizemos no Café Hostel, mas sim porque eu acredito que para quem está enfrentando os mesmos problemas agora, uma nova opinião é de grande ajuda. Você pode pegar uns pedacinhos e somar à sua estratégia, pode usar 100% ou então você pode também chegar a conclusão de que seu jogo já é melhor do que o que fazíamos e pronto. Tudo certo. Compartilhar experiências é a chave do negócio, na frente e atrás do balcão da recepção.
Esses textos serão de grande ajuda!
Obrigado Leonardo! Vamos em frente. Abraço, Rogério