Pensando em abrir um hostel? Conheça os cases de sucesso HQBeds e se inspire

Pensando em abrir um hostel? Conheça os cases de sucesso HQBeds e se inspire

Seja pelo gosto por viajar, pelo contato com pessoas do mundo todo, ou pelo negócio em si, abrir um hostel como negócio atrai muitas pessoas, buscando um estilo de vida mais casual e arrojado.

Mas muitos ainda caem naquela falsa esperança de uma vida tranquila. Sem dúvida, ter um negócio como esse pode melhorar a qualidade de vida de forma muito importante, mas gostar de hospedar não é o bastante para empreender em hotelaria. Um negócio do ramo hoteleiro é um negócio como qualquer outro, e deve ser levado muito a sério. Por isso, é importante saber o que é necessário para a abertura desse tipo de negócio e como levá-la adiante.

O custo para montar esse tipo de negócio também é atrativo, já que montar um hostel não requer muito investimento, pois inicialmente a infraestrutura não requer grandes investimentos com mudanças ou reformas, basta oferecer um ambiente acolhedor, limpo e confortável.

Mas antes de sair investindo tudo que você tem nesse negócio, saiba que existem algumas particularidades para o êxito desse empreendimento:

  • Seu público é diferenciado: O público de hostels, em geral, é composto por turistas nacionais e internacionais, mochileiros, jovens executivos com orçamentos limitados e estudantes, tornando esse tipo de empreendimento atrativo para investidores. Quem procura esse tipo de acomodação possui um nível cultural mais elevado. É um público que já está familiarizado com a economia coletiva.
  • Você vai ter que trabalhar muito: Hostel não é só diversão, como qualquer empresa, se não administrada bem, o hostel pode virar uma dor de cabeça. Então já entre com o pensamento de trabalhar duro para colher bons frutos.
  • Localização é tudo: Público de hostel é mais descolado, prefere economizar em transporte, utiliza transporte coletivo, caminha muito pela cidade e gosta de uma boa noitada. Portanto, a localização de um hostel deve chamar a atenção do público que você deseja atingir.
  • O serviço é a alma do nosso negócio: Não adianta nada ter uma estrutura incrível, um hostel enorme, a melhor cama, se você não investir no serviço. Afinal, estamos ofertando serviço e experiência mais que nada.

Para se inspirar na hora de abrir seu próprio negócio, a HQBeds fez uma série de Casos de Sucesso de alguns dos hostels mais descolados do Brasil, e a história de como seus idealizadores conseguiram empreender na área. Confira:

Yolo Hostel – Búzios, RJ

O Yolo Hostel foi criado por Gabriel, um biólogo que transformou sua vida ao começar a trabalhar com turismo.

Gabriel conta sua história, de como abriu um hostel sem planejamento, mas que ao longo do tempo teve que adaptar sua gestão, com o uso de ferramentas como o HQBeds, para poder ter uma administração rentável e organizada.

Tetris Container Hostel – Foz do Iguaçu, PR

O Tetris Hostel foi um hostel inovador, o primeiro hostel construído em containers marítimos, criado por uma equipe multifuncional, mas que não tinha muita experiência na área de hotelaria.

Com os desafios de uma tipologia de construção diferenciada, um início com pouco capital para investimento em pessoal, Karin conta como conseguiram superar os obstáculos e transformar uma ideia inovadora em uma empresa rentável e com uma operação eficiente e elogiada. 

Song of Travel Hostel – Mianmar

A história de sucesso de uma mulher – Fiona – que decidiu empreender em um país tradicionalista, com um passado (e presente) marcado por guerras e um longo período de ditaduras.

Fiona foi contra as tradições e levou para o país o primeiro hostel, com uma construção inusitada, em forma de uma caixa de som, sendo referência de hospitalidade no setor e no país.

Innbox Hostels – Santa Catarina

O Innbox Hostel começou com uma unidade, mas em pouco tempo conseguiu ser referência no mercado e expandir, tendo diversas unidades em Santa Catarina.

Idealizado por Walmir, que cresceu na área da hospitalidade – seu pai tinha uma pousada familiar – e conseguiu crescer e expandir em pouco tempo, com a ajuda das ferramentas de gestão da HQBeds desde o início, trazendo uma administração mais assertiva. 

Local Hostel – Manaus e Figueiredo, AM

Essa história de sucesso conta a trajetória de Camilla e Matheus, que aproveitaram a oportunidade e abriram um hostel pouco antes da Copa do Mundo de 2014.

Com um histórico de mochileiro nas costas, além de formação na área de turismo, hotelaria e gestão de empresas, eles conseguiram abrir um hostel de sucesso em meio à loucura do Mundial, e expandir em pouco tempo.

Green Haven Hostel – Ubatuba, SP

A história de sucesso de Vinícius e seus irmãos, que começaram um hostel no “caderninho” e planilhas old school, e conseguiram se transformar em um dos hostels mais premiados do Brasil, vencedor de vários prêmios no setor.

Vinícius encontrou alguns desafios no início de sua gestão, mas com garra, determinação e muito amor, sempre utilizando o slogan “Love the Green”, que está presente em tudo que faz, e com a ajuda de um sistema de gestão eficiente, turbinou sua operação e hoje é um hostel referência no mundo todo.

Social Hostel – Rio de Janeiro

Rubens, Felipe e Samuel abriram sua primeira unidade com pouco dinheiro e conseguiram expandir em pouco tempo, com um nicho específico de mercado. Tiveram uma grande sacada de investir em um público específico, e assim crescer no mercado.

Com o tempo, ampliaram sua operação e abriram novas unidades em outras cidades, sempre investindo em pessoal capacitado para atender a um público bem específico.

Brick Hostel – Porto Alegre, RS

João e Juliana transformaram a casa onde cresceram e que abrigou gerações e gerações da mesma família em um sonho: abrir um hostel.

Mesmo com a formação em administração de empresas e marketing, João conta os desafios que teve ao abrir uma empresa no setor, e como conseguiu contornar as dificuldades, adaptando-se ao mercado.

Social Hostel – Curitiba, PR

Maria conta que, entre taças de vinho, surgiu o sonho de ter um hostel.

Mesmo com experiência na área e facilidade em se relacionar com o público, ela conta que empreender não foi fácil. Com a ajuda da HQBeds, Maria empreendeu e construiu um hostel pequeno, que se tornou uma empresa rentável e referência de hospitalidade.

Alice Hostel – São Paulo, SP

A história de Denise, que transformou a casa de sua avó Alice em um hostel com um nicho diferenciado: um hostel vegano e petfriendly.

Com o sucesso do hostel, Denise e sua amiga Renata decidiram empreender novamente ao abrir uma padaria vegana anexa ao hostel, atraindo um público específico e diferenciado.

O hostel Alice foi um dos primeiros hostels a utilizar o sistema de gestão HQBeds.

Hostel Don Preguiça – Alter do Chão, PA

André, um santista que decidiu colocar tudo dentro de uma Kombi e cruzar o país para abrir um hostel no Caribe Amazônico, conta suas aventuras nesse caso de sucesso.

O hostel, que fica localizado em um paraíso remoto, conseguiu ter uma gestão mais assertiva e automatizada com a utilização do sistema de gestão HQBeds.

Hostel Amo Este Lugar – Montevidéu, Uruguai

Susana, uma artista plástica que decidiu mudar de vida e abrir um hostel sem nunca ter se hospedado em um antes, trocou as tintas e pincéis por estar rodeada de pessoas do mundo todo.

Com a ajuda da HQBeds, Susana conseguiu, em um mercado em declínio, construir um hostel referência em hospitalidade no país.

Joy Hostel – Brasília, DF

A história de 3 amigos de infância que trocaram a Copa do Mundo da Rússia por abrir o hostel dos sonhos.

Uma equipe de peso, multidisciplinar e com grande experiência, abriu um hostel referência na capital do país, encontrando um público diferenciado e se destacando no setor.

Hostel Chocolatchê – Gramado, RS

A paixão pelo chocolate, aliada à paixão por receber pessoas, fez com que Raquel construísse o hostel dos sonhos na capital brasileira do chocolate: Gramado.

Raquel conta sua trajetória, que foi de bancária a hosteleira, e construiu um hostel em uma cidade bastante turística, atraindo um público diferenciado.

Hostel Vivacre – Rio Branco, AC

Teresa levou a cultura hosteleira para um destino exótico: o Acre. 

Combinando uma cultura local – a cultura do Aywaska – com a cultura de hostels, Teresa conseguiu construir um hostel diferenciado e abrir um nicho de mercado que não existia no Acre até então.

PUP Hostel – Florianópolis, SC

Juliano, um “manezinho da ilha” trocou a geografia pela vida de hostel.

Construiu em Floripa um hostel com preocupação socioambiental, que desde o início utilizou o sistema de gestão HQBeds para uma gestão mais eficiente.

Hostel da Vila – Ilhabela, SP

Com o conceito “Viver fora da Caixa”, Felipe construiu um hostel com a ideia de oferecer uma experiência diferenciada, com quartos inusitados, dentro de uma Kombi ou de um veleiro, ou até mesmo em uma casa de árvore.

Com o sucesso da primeira unidade, Felipe abriu uma segunda unidade, tendo que optar em melhorar sua gestão com a adoção de um sistema de gestão mais eficiente, com um suporte mais próximo e que entendesse o mercado brasileiro e de hostels.

teste gratis HQbeds








Os comentários estão desativados.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade