Comunicação mobile na hostelaria: conheça motivos para se adaptar

Comunicação mobile na hostelaria: conheça motivos para se adaptar

Seja para se distrair, para encontrar uma informação útil ou para saber qual é a cafeteria mais próxima, o celular se tornou o parceiro ideal para todas as horas. No mercado de hostels isso não é diferente. Neste artigo, iremos explicar a importância no universo mobile na hostelaria.

De acordo com uma pesquisa da Google, 94% dos viajantes a lazer planejam suas viagens utilizando mais de um dispositivo – computadores, smartphones e tablets. Já outra pesquisa afirma que 31% dos viajantes a lazer haviam reservado uma viagem pelo smartphone – entre os viajantes a trabalho, esse índice foi de 53%. E o mais surpreendente: uma pesquisa da consultoria Skift aponta que até 2022 o segmento de turismo e viagens será responsável pela maior porcentagem de pagamentos online feitos em todo o mundo.

Incrível, não é mesmo?

Agora, pare e pense: o que o seu hostel ou pousada está fazendo para atender as necessidades dos viajantes que fazem reservas em dispositivos móveis?

Se a resposta para essa pergunta foi “pouco”, saiba que pode estar perdendo grandes oportunidades.

Para ajudá-lo a entender como reverter essa situação e aproveitar ao máximo o potencial do mobile na hostelaria, revelamos a seguir o que você pode fazer para conseguir aumentar as reservas feitas por dispositivos móveis. Acompanhe, coloque essas dicas em prática e conquiste ainda mais clientes para a retomada das atividades.

Dica 1#: Seja amigavelmente mobile

Quando o cliente acessar o seu site pelo smartphone, ele precisa ter uma experiência agradável para se animar a fazer uma reserva. Nesse sentido, é fundamental que seu hotel seja “mobile friendly”.

Na prática, isso significa que o mobile na hostelaria precisa pensar especificamente nessa plataforma quando estiver desenvolvendo suas ações.

Em suas páginas online tenha sempre um design responsivo, que se adapte aos diferentes tipos e tamanhos de plataformas. Já seus anúncios devem ser pensados para os diversos tipos de telas. Um botão que o cliente não consegue clicar na tela do celular pode ser suficiente para ele desistir de se hospedar em seu hostel.

Dica 2#: É preciso entender o comportamento de seu futuro hóspede

Compreender a forma como os clientes consomem informações quando estão acessando a internet via smartphone é fundamental para atrair hóspedes nesse canal. Além de ter um design que se adapte aos diferentes dispositivos, é preciso desenvolver funções específicas para o mobile.

Basta pensar o seguinte: quando o cliente senta na frente do computador, ele está mais disposto a passar mais tempo pesquisando. Já em sua pesquisa no smartphone, ele pode estar a caminho de algum lugar, esperando alguém, em alguma fila – ou seja, ele está com menos tempo e com mais distrações a seu redor. Por isso, a comunicação mobile na hostelaria precisa ser mais objetiva e dinâmica.

Dica 3#: Ofereça um processo de reservas mais ágil

Essa dica está relacionada aos itens 1 e 2. Ser mobile friendly e entender o contexto em que o usuário de dispositivo móvel está inserido também significa pensar em formas de facilitar o processo de reserva.

Imagine que a pessoa está indo de uma reunião para a outra e, enquanto isso, resolve pesquisar hostels para sua viagem de fim de semana. Ela não tem tempo de ficar dando zoom na tela e muito menos de preencher formulários enormes. Assim, quanto mais fácil for para o cliente fazer a reserva, maiores serão as chances de ele fechar com seu hostel.

Dica 4#: Check-in online e fácil

O check-in online é uma das tecnologias em destaque em mobile na hostelaria. Por meio desse processo, seu hostel economiza tempo (seu e do cliente), evita que se formem filas na recepção e consegue dar mais agilidade ao processo de entrada até o quarto ou dormitório.

Saber como chamar a atenção dos viajantes em dispositivos móveis é fundamental para que sua marca se mantenha relevante e para que seu hostel não perca essa importante parcela de possíveis hóspedes. Aproveite e baixe o ebook “Como transformei o hostel lifestyle em um negócio rentável“.








Os comentários estão desativados.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade