
- Karin Nisiide
- 25 de janeiro de 2021
Mais um ano se inicia, diante de tantos cenários de incertezas. E com o início do ano, nossas energias e a esperança de melhorias são renovadas. É nesse momento que devemos parar e definir metas de crescimento de reservas!
É hora de analisar os erros e acertos do último ano, e estabelecer objetivos e estratégias para o novo ano. Já parou para pensar quais serão suas metas e objetivos para 2021? E quais serão as estratégias e ações adotadas para atingir estas metas? Estes são questionamentos saudáveis a serem feitos neste início de ano com todos os gerentes, sócios e a equipe do hotel.
Continuar vendendo em tempos de crise é um grande desafio. No entanto, com muito planejamento e estratégia, é possível aproveitar as oportunidades e começar a vender mesmo em tempos de instabilidade. Com a chegada da vacina, a esperança de uma melhora surge, mas ainda não sabemos como a população se comportará nos próximos meses.
Hoje trazemos dicas de planejamento estratégico para você definir metas para o crescimento de suas reservas, e melhorar seu desempenho neste ano que se inicia. Confira!
1. Analise todos os indicadores relevantes dos anos anteriores
2020 foi um ano atípico. O setor de hotelaria foi amplamente prejudicado pela pandemia causada pelo coronavírus, após a doença causar cancelamento de diversos eventos no país, suspensão de viagens e obrigar as pessoas a trabalharem de maneira remota.
A taxa de ocupação de 2020, para muitos empreendimentos, foi muito baixa. Mas como ainda teremos alguns meses de instabilidade, analisar esses dados irá ajudar a entender melhor o comportamento do que está por vir.
Dessa forma, comece a elencar: qual foi sua taxa de ocupação em 2020? A nota de avaliação do hotel no TripAvisor? O percentual de reservas diretas no total das suas vendas? A sua margem líquida? A taxa de rotatividade dos seus funcionários? Enfim, levante todos os números relevantes para mensurar os resultados do ano passado e ter condições de determinar o crescimento desejado para 2021. Isto pode ser feito em uma simples planilha de Excel.
2. Para cada indicador, estabeleça uma nova meta
Analisando todos os indicadores, estabeleça novas metas para este ano. O importante aqui é estabelecer metas realistas, e ao mesmo tempo desafiadoras à sua equipe.
Outro ponto relevante é desdobrar a meta anual em metas trimestrais e revisá-las ao final de cada período para que haja tempo de fazer ajustes durante o percurso.
3. Estabeleça as estratégias e ações
Para cada meta, estabeleça uma estratégia, e um conjunto de ações para atingi-la. É fundamental que toda ação tenha um responsável (que não pode ser um grupo, e sim uma pessoa), e tenha um prazo para finalizá-la.
4. Foque na experiência do cliente
Focar-se na experiência do cliente é uma dica que deve ser utilizada em qualquer momento ou cenário econômico, mas que ainda é mais importante em um momento de crise. Com uma situação econômica mais difícil, o cliente está em uma busca além de um bom serviço e de um bom preço, uma boa experiência.
Nesse contexto, investir em ações que tornem a experiência do hóspede inesquecível é primordial para fazer com o que o cliente se sinta mais estimulado a consumir, e que você possa atingir suas metas.
5. Aproveite as datas comemorativas
O primeiro passo para essa estratégia consiste em realizar um planejamento de todas as datas comemorativas. Após levantar todas as datas, verifique quais podem ser aproveitadas pelo seu hotel, considerando principalmente sua região.
Aproveitando os feriados e datas comemorativas do ano, você pode criar metas de ocupação e realizar ações de marketing para alcançá-las. Continue com a gente!
6. Envolva todo a sua equipe
As ações não devem ficar centralizadas somente nas mãos dos gestores. Envolva sua equipe!
É muito importante que as metas, estratégias e ações sejam discutidas com toda a equipe do hotel. Muitas vezes pode vir da camareira uma grande ideia de ação para atingir uma meta de melhorar a qualidade de atendimento, ou a avaliação dos quartos.
Além disso, busque formas de motivar toda a equipe com recompensas inteligentes caso as metas do ano forem atingidas. Se você distribuir 5% do seu lucro líquido a cada trimestre entre todos os funcionários, certamente fará com que todos se sintam “donos” do hotel e queiram contribuir com mais empenho para os resultados.
7. Busque os mercados certos e segmente
O mercado de hotelaria e turismo é naturalmente competitivo, e agora em período de crise, essa competitividade aumentou ainda mais porque todos querem chamar a atenção do público de alguma forma.
Para conseguir ter algo que seja irresistível perante a um público, você precisa conhecer bem suas dores, necessidades e desejos.
Com isso, é possível desenvolver estratégias e investimentos altamente focados nas necessidades, garantindo melhores resultados. A segmentação também é benéfica porque aumenta as possibilidades de conversão em vendas, garantindo que o seu hotel sofra menos com as baixas causadas pela crise.
Leia também o case de sucesso: Hostel da Vila Ilhabela: uma experiência fora da caixa
9. Seja ousado
Em momentos de crise, é preciso superar expectativas. Seja na forma de comunicação com o cliente ou oferecendo serviços que tornem a experiência única.
É necessário que seu hotel adote campanhas e ações inovadoras que servirão para contribuir para o conforto, satisfação e praticidade, para que suas vendas aumentem.
Ofereça promoções e descontos atrativos, mas a oferta deve servir como um convite, uma proposta que seu cliente não possa resistir. Ela se compõe por soluções que se complementam de uma forma tão alinhada que o seu cliente opta por realizar sua hospedagem com você pela conquista, transformação ou resultado que está sendo oferecida na sua oferta e não apenas pelo preço.
E aí, gostou de nossas dicas? Esteja pronto e com a operação planejada para receber todos os clientes que irão se planejar para viajar neste novo momento. Boas vendas!