
- Marcus
- 7 de dezembro de 2020
Quem procura oferecer um serviço de qualidade em um hostel ou pousada, precisa tomar um cuidado especial com a gestão de reservas. Afinal, suas deficiências criam barreiras entre estabelecimento e cliente, além de dificultarem qualquer tentativa de fidelização dos hóspedes. Por isso é muito importante pensar na melhoria na gestão de reserva e conhecer algumas dicas para aprimorar a qualidade do seu serviço.
Não por acaso, se você enfrenta problemas para melhorar a taxa de ocupação e aumentar o faturamento, aqui pode estar a causa. As pessoas desejam agilidade e segurança, e estar aquém das expectativas cobra o seu preço. Você já parou para pensar nisso?
A boa notícia é que, combinando tecnologia e processos adequados, é possível oferecer um serviço de qualidade para seus clientes e hóspedes. Pensando nisso, a hqbeds preparou algumas dicas de melhoria na gestão de reserva do seu hostel ou pousada. Confira abaixo!
Quais são os desafios para promover a melhoria na gestão de reserva?
Para enfrentarmos um problema, devemos entender as suas causas, ou seja, o que contribui para uma gestão de reservas ineficiente? Bem, normalmente, isso ocorre porque falhamos em superar alguns desafios desse processo. Alguns deles podem ser:
Lidar com a sazonalidade do setor
Entender quais são os períodos de maior demanda, realizando um ajuste constante dos preços para otimizar a ocupação do seu hostel ou pousada. Normalmente, isso passa por saber quando manter os valores cobrados e quando conceder descontos.
Promover mudanças a partir de feedbacks
Receber a opinião dos hóspedes e, a partir daí, transformar a informação em melhorias concretas. Aqui, os erros nos tornam incapazes de ajustar os processos ao perfil dos nossos consumidores, criando uma barreira para satisfação e fidelização do hóspede.
Integrar as reservas aos demais setores
Contar com o mínimo de burocracia, etapas e ações para reunir e compartilhar informações entre reservas, recepção, manutenção de quartos e demais setores. Por exemplo, se alguém compra em um site parceiro, o recepcionista precisa estar ciente caso receba uma solicitação por telefone.
Fornecer informações ao consumidor
Disponibilizar todos os dados necessários para que o cliente conclua a reserva, quer seja online, por telefone ou por qualquer outro canal de venda. O desafio é manter informações atualizadas e apresentá-las de maneira eficiente, principalmente preço, ocupação e características dos quartos.
Estar atualizado em relação à tecnologia do setor
Adotar as soluções mais eficientes do nosso setor, contando com os melhores recursos para automatizar tarefas e auxiliar os colaboradores no dia a dia. A defasagem normalmente nos coloca passos atrás das expectativas dos clientes. Se atualmente compramos pela internet, armazenamos documentos digitalmente, acessamos informações pelo celular, assistimos filmes em diferentes plataformas, também devemos aproveitar as vantagens de utilizar um sistema de gestão de hostel ou pousada.
Melhoria na gestão de reserva: quais são as boas práticas?
Agora que você já tem um quadro geral sobre os desafios, sugerimos as 5 práticas abaixo para estruturar adequadamente os processos de reservas e evitar erros. Faça uma checklist e discuta cada ponto com a sua equipe para encontrar a melhor maneira de promover mudanças.
-
Utilize sites de reserva online
Firme parcerias com serviços digitais para que os clientes tenham diversas vias para concretizar as reservas. Além disso, é importante lembrar os hóspedes de classificar os serviços nessas páginas para garantir uma boa colocação.
-
Mantenha dados de clientes atualizados
Pense maneiras inteligentes de coletar os dados relevantes para o hostel e mantê-los atualizados. Para isso, busque um equilíbrio entre gerar burocracia para concluir a reserva e obter informações.
Uma dica é, em vez de solicitarmos o preenchimento de formulários na chegada ao hostel ou pousada, recebermos o acesso prévio via site parceiro. Assim, o cliente não precisa fazer um cadastro na página e outro no estabelecimento, simplificando o processo.
Leia também sobre a LGPD em Hostel!
-
Trabalhe a confirmação de reservas
Estabeleça um processo para contatar o cliente nos dias próximos à data reservada, normalmente por e-mail, aplicativo de mensagens ou SMS. Muitas vezes, as pessoas esquecem de comunicar mudanças nos planos, logo, a confirmação é um caminho para assegurar informações mais confiáveis sobre o comparecimento e ajustar a taxa de ocupação.
-
Crie canais para ouvir sugestões e reclamações
Disponibilize meios facilmente acessíveis para que o cliente encaminhe feedbacks sobre os serviços. O ideal é pensar um processo com começo, meio e fim, em que o hostel recebe a demanda, analisa e informa as providências tomadas ao hóspede.
Além disso, a presença nas redes sociais pode ser um caminho para acompanhar o que as pessoas falam sobre o seu estabelecimento. Os perfis no Facebook, Instagram e Twitter realizam esse trabalho sempre buscando um posicionamento favorável à imagem da empresa diante de reclamações.
-
Centralize o controle
Reúna as informações em um único sistema, evitando conflitos entre dados. Os problemas de overbooking e de baixa ocupação têm relação direta com não termos as informações necessárias para tomar decisões, como não saber a ocupação ou não entender a demanda em determinado período.
Como um sistema de gestão de reserva para hostel ou pousada pode ajudar?
A principal vantagem é a possibilidade de otimizar o sistema de reservas de seu hostel ou pousada. Com apenas uma ferramenta, o gestor consegue controlar etapas diferentes do processo de administração de um estabelecimento.
A consequência final dessa otimização é a melhoria na taxa de ocupação do estabelecimento e o atendimento ao cliente. Com apenas uma ferramenta para potencializar todas as demandas que o gerenciamento de um hostel exige, além de ganhar tempo para se dedicar a outras atividades, o resultado também será sentido no bolso: mais vendas, mais quartos ocupados e mais rentabilidade.
E aí, gostou das dicas? Aproveite e experimente o trial da hqbeds.