
- Marcus
- 16 de julho de 2020
Mesmo que em velocidade reduzida, muitos hostels pelo Brasil e pelo mundo já estão de portas abertas e com bons pacotes de hospedagem. Mas, a grande questão aqui é: como fazer uso marketing digital na crise e conquistar o público?
Otimizar os investimentos em marketing digital na crise é, na verdade, a melhor opção para que seu hostel não sofra uma queda na receita, principalmente em um cenário em que as reservas estão demorando mais a chegar. Através de estratégias de marketing, seu hostel poderá se manter em evidência no mercado e até continuar gerando leads qualificados.
Quer saber como se posicionar e criar estratégia para gerar valor ao seu hostel? Confira as dicas abaixo!
Direcione seu foco para as pessoas
Uma grande vantagem do mercado de hostel é que os hóspedes sempre foram o centro da estratégia e não a tecnologia. Isso é um bom começo, já que uma grande dificuldade da transformação digital das empresas é trocar o foco da tecnologia pelo foco no cliente.
Dessa forma, é fácil identificar quem é a persona do negócio, ou seja, o cliente ideal. Construindo essa representação semi-fictícia do seu hóspede, conseguimos começar a montar a estratégia em torno de um objetivo: conquistar e encantar esse cliente.
Integre informações no meio digital
Muitos hostels já pedem algumas informações dos hóspedes, mas que são preenchidas em fichas e ficam em enormes relatórios impressos. Por conta disso, é fácil perder os dados e não aproveitar as oportunidades que o conhecimento sobre o seu consumidor oferece.
Para resolver esse problema, o primeiro passo que precisa ser dado é treinar toda a equipe e deixá-la ciente da importância de digitalizar esses dados em uma só plataforma, para que eles possam estar integrados. No entanto, você somente vai conseguir fazer isso acontecer ao criar uma cultura sólida entre os funcionários.
Depois disso, ficará mais fácil analisar as informações dos clientes e colocar a estratégia em prática.
Entenda a jornada de hóspedes
Sabe quando você vai em algum lugar e te perguntam como você o descobriu? Se foi um amigo, internet ou algum outro meio de comunicação? Essa pergunta nos permite entender um pouco sobre a jornada do cliente. Porém, essa é só a ponta do iceberg.
Antes de decidir ficar no seu hostel ou pousada, essa pessoa com certeza fez várias pesquisas em mecanismos de busca como o Google e em sites de turismo. De acordo com o Think With Google, não existe mais uma divisão de canais offline e online, sendo que cerca de 96% dos clientes pesquisam online antes de decidir em que loja física vão comprar.
Então, se você não está presente desde o início da pesquisa do seu cliente, a sua oportunidade de ser a escolha dele é ainda menor.
Após conseguir fazer isso acontecer você precisa encantar essa pessoa e convencer que é a melhor opção para ela. Como fazer isso? Com experiência, valor, relevância e conteúdo.
Crie valor para o cliente
Vamos supor que após pesquisar “hostels aconchegantes e baratos” no Google, o futuro cliente achou o seu negócio na primeira posição. Ele entrou no site e sua atenção foi de aproximadamente 8 segundos – que é o tempo que a maioria das pessoas demoram para sair da sua página e ir para outra.
Se você não oferece um conteúdo visualmente apresentável, com escaneabilidade, imagens bem selecionadas e um título que chama atenção, a sua chance de conseguir conquistá-lo será mínima.
No entanto, se você faz tudo isso, mas apresenta um conteúdo irrelevante para essa pessoa específica, ter uma boa apresentação não fará sentido.
Portanto, para fazer com que seus visitantes se interessem por você é importante ter uma combinação de uma boa apresentação com um conteúdo relevante. Para fazer tudo isso você vai usar uma estratégia chamada marketing de conteúdo.
Conteúdo otimizado
É importante entender que, na atualidade, o site deixou de ser um simples espaço com informação. Não apenas sobre os serviços com objetivo de promover o hostel e a sua marca.
Mais do que isso, ele faz parte do serviço que você entrega. Afinal, ele é uma ferramenta usada pelo hóspede para conhecer detalhes, visualizar o ambiente, escolher sua opção de hospedagem e efetuar sua reserva. Se ele não vive uma boa experiência nesse processo, pode deduzir que a de hospedagem também não será satisfatória.
Anotou as dicas? Agora você está pronto para utilizar o marketing digital na crise e agregar valor ao seu hostel, se preparando ainda mais para a retomada dos trabalhos no pós-pandemia. Aproveite e baixe o “Guia para driblar a crise financeira do hostel“.