Hostel da Vila Ilhabela: uma experiência fora da caixa

Hostel da Vila Ilhabela: uma experiência fora da caixa

Dono do hostel da Vila Ilhabela, Felipe rodou o mundo e trouxe para o seu empreendimento em Ilhabela o conceito ‘Stay out of the box’.

Uma vida fora da caixa. Dono do Hostel da Vila Ilhabela, Felipe é formado em turismo e sempre teve espírito mais aventureiro. Mesmo sendo paulistano, não se adaptou ao estilo da grande capital cosmopolita, cultivando uma paixão especial pela ‘vibe’ marítima. Com 19 anos, o empreendedor foi morar em Fernando de Noronha, onde fez mergulho e viveu por dois anos, retornou a SP e com 25 anos resolveu fazer uma volta ao mundo e vivenciar novas experiências.

Foi nessa viagem que ele ganhou uma experiência robusta como instrutor de mergulho e que entendeu que a capital de São Paulo não era o seu destino. Ao retornar e ficar um tempo em Ilhabela percebeu que a beleza e a energia do local acabou cativando a sua vontade de morar ali, onde ele já conhecia amigos; além disso, ele desenvolveu um propósito que seria o início do projeto do seu hostel! 

 

DE UM DIVING HOSTEL PARA UM HOSTEL PARA TODOS

Atuando como instrutor de mergulho e já com a vontade de aprender a velejar, Felipe conheceu uma escola de vela onde começou a trabalhar. Dentre as suas funções no estabelecimento estava o gerenciamento organizacional e de vendas, uma troca de know how que durou dois anos e fez com que ele investisse em sua própria escola de mergulho. Foi aí que ele identificou uma dor para turistas de mergulho e vela em Ilhabela: não tinha um local estruturado para receber essas pessoas. 

Hostel da Vila Ilhabela

Na busca por um local, Felipe encontrou uma casa incrível, no meio da Floresta e bem localizada – perto do centro histórico de Ilhabela. O que era um sonho direcionado a um público específico de mergulhadores se tornou um projeto empreendedor para todos: o Hostel da Vila Ilhabela: “O lugar era tão incrível que não poderíamos deixar de abrir a porta para todos os turistas”, conta. 

Hostel da Vila Ilhabela

EXPERIÊNCIA FORA DA CAIXA – Stay out of the box

O Hostel da Vila Ilhabela “nasceu” em 2016. A propriedade de 9 mil metros quadrados, rodeada de pura Mata Atlântica e bem localizada, oferecia inúmeras possibilidades: “ É de tirar o fôlego, o espaço é no meio da mata e ainda assim super bem localizado. Você entra e esquece que está próximo do centro”, conta Felipe. 

Dentre os desafios, estavam o espaço e o gasto: “Era muito espaço e muito custo, seria necessário preencher os espaços e ganhar dinheiro”. A solução encontrada estava na própria experiência do cliente: o Hostel passou a oferecer um mix de conceitos, mas o principal são as experiências através das acomodações criativas e inovadoras! 

Começaram criando os quartos coletivos e suítes privativas para casal, e posteriormente resolveram inovar oferecendo cabanas privativas super confortáveis e bem decoradas, seguindo a tendência de “glamping”. O sucesso foi certeiro! Depois partiram para a kombi reformada com quarto por dentro: mais um novo sucesso que foi parar na mídia (Folha de São Paulo, Estadão…). E a criatividade não parou por aí, o Hostel oferece ainda quarto veleiro e casas na árvore. 

“Entendemos que a sacada era oferecer a experiência fora da caixa, full time, desde o check in até o checkout , o cliente precisa viver uma experiência única”. 

Hostel da Vila Ilhabela

Com as mudanças de protocolos de segurança em consequência do Covid-19, o Hostel resolveu investir em mais quartos privativos, com vista para o mar e para o céu, e novamente obteve sucesso com a estratégia e conseguiram reverter os meses parados durante alguns meses da pandemia. 

 

GERENCIANDO DUAS PROPRIEDADES

Além do Hostel próximo ao centro histórico, Felipe estendeu a experiência até a Praia do Bonete, onde possui mais uma pousada com 10 suítes privativas para até três pessoas. Ao todo, as duas propriedades atendem uma  capacidade total de até 140 hóspedes em Ilhabela, além de um time de aproximadamente 30 pessoas. 

Em meio a tantas demandas e reservas – dois hostels para gerenciar, bar e hospedagem ao mesmo tempo – foi necessário adotar um sistema de  gestão que ajudasse no controle financeiro, de checkin e checkout, estoque, além de outras funções essenciais para uma gestão de sucesso da propriedade. E foi assim que entrou o HQbeds!  

O Felipe optou por trocar o sistema de gestão que tinha pela HQ: “Tínhamos uma necessidade de um suporte mais próximo e com entendimento do mercado brasileiro. O suporte do HQ é 10, eles são abertos e recebem as demandas e tentam resolver”, conta.

 

OS DESAFIOS DA PANDEMIA E UMA DICA VALIOSA PARA UM HOSTEL DE SUCESSO

O relacionamento, na visão do Felipe, foi um dos maiores desafios do Hostel, exatamente porque a experiência do cliente é forte identidade do empreendimento. Mas ainda assim ele dá a letra: “ Estamos seguindo todos os protocolos de segurança e seguimos tentando oferecer o melhor relacionamento e aproximação com o cliente, e mesmo que seja um pouco “chato”, fazemos a nossa parte sendo “o chato preocupado”. Por fim, ele dá a letra para um Hostel de sucesso que é ”justamente não cair na mesmice  e oferecer experiências únicas.” 

 

O MOCHILÃO DA HQ CONTINUA!

Vamos trazer histórias reais de donos e donas de hostel do Brasil inteiro para descobrir o que aprenderam, como evoluíram e a paixão de cada um pela vida de ‘hosteleiro’.

Você já leu a história do Juliano, que transformou a sua casa no hostel dos seus sonhos, o Pup Hostel em Floripa

Até a próxima!

 

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade