
- Marcus
- 1 de maio de 2020
Você sabia que gestão de dados assertiva pode contribuir e muito para o funcionamento do seu hostel? Seja na sua estratégia de marketing ou na otimização de suas vendas, a coleta de informações reúne dados importantes que contribuem para a tomada de decisões de maneira mais focada e estratégica.
No entanto, muitos hostels ainda não sabem a forma adequada de utilizar os dados coletados. Afinal, esse pode ser um processo um pouco complexo. Mas a hqbeds está aqui para te ajudar!
Pensando nisso, este artigo irá explorar todos os principais benefícios da gestão de dados no segmento hosteleiro e auxiliar você a executar uma gestão de dados para o seu hostel. Confira nossas dicas!
Afinal, qual a importância da gestão de dados para um hostel?
Realizar a gestão de um hostel não é uma tarefa tão simples. É preciso garantir as melhores estratégias para que seu negócio consiga se destacar em meio a competitividade do setor e com clientes mais exigentes.
Esse tipo de estratégia auxilia o gestor fornecendo informações reais e atualizadas. Alguns dos principais benefícios do acesso à essas informações são:
1. Agilidade processual
Ao utilizar ferramentas de gestão em tempo real, os relatórios chegam com informações compiladas e estruturadas. Não há necessidade de despender horas extraindo e cruzando dados em planilhas para depois analisá-los, pois os dados já vêm preparados para as análises.
Assim, os profissionais que antes eram responsáveis por gerar essas grandes quantidades de informações, agora podem ocupar outras posições que também necessitam de sua atenção, aumentando a produtividade e melhorando os processos.
2. Previsão de acontecimentos e demandas
Com a análise de dados em tempo real é possível fazer a previsão do impacto das tomadas de decisão nas outras áreas, por exemplo, a influência que uma alta taxa de ocupação alterar resultados para o departamento financeiro do hostel.
3. Redução de falhas e incertezas
Utilizar um bom software de gestão em tempo real torna os processos mais eficientes e rápidos. Essa melhoria nos processos e o fato da informação ser facilmente acessada em um único lugar diminuem consideravelmente as falhas de comunicação.
Além disso, essa consolidação de dados permite que a gerência consiga ter um panorama claro das operações do hostel e possa tomar decisões com mais precisão e agilidade.
4. Clientes mais satisfeitos e fidelizados
Os dados em tempo real são uma rica fonte de informação para o hostel, inclusive sobre seus hóspedes. Se o seu negócio possui dados assertivos, será muito mais fácil identificar as reais necessidades de seus clientes, entendendo melhor sua percepção a respeito de qualidade, conforto, bom atendimento e podendo se adequar ao que eles precisam.
Como realizar a gestão de dados do seu hostel?
Separamos algumas dicas e orientações que ajudarão você a descobrir a melhor maneira de trabalhar com dados no segmento hosteleiro e como utilizar essas informações para otimizar os seus resultados. Vamos lá!
1 – Atualização de ferramentas
Tanto a coleta quanto a mensuração de dados são tarefas complexas e que podem levar muito tempo se realizadas manualmente. Por isso, o hostel pode explorar ferramentas digitais para o auxiliar.
Essas ferramentas tem a habilidade de gerar relatórios personalizados para os gestores e uma compilação precisa de dados, potencializando, assim a gestão do seu hostel. Quando indagamos essas ferramentas, estamos dizendo de sistemas de operações, como:
Channel Manager: permite que você atualize de forma centralizada e automatizada a disponibilidade e tarifas do seu hostel nos canais em que ele está sendo distribuído.
Business Intelligence: processos de coleta e análise de dados com o objetivo de fornecer informações estratégicas para um negócio. Para realizar esses processos, são empregadas ferramentas tecnológicas que armazenam, categorizam e processam os dados, dispondo os resultados de análises em painéis e gráficos de fácil compreensão.
Revenue Management: também conhecido como gerenciamento de receita é uma metodologia que, por meio de técnicas que envolvem a precificação, a oferta e a demanda, ajuda a maximizar as receitas do seu hostel.
2 – Aperfeiçoamento da equipe
Visando obter melhores resultados, é necessário que a equipe do hostel esteja devidamente capacitada para manusear os sistemas e as ferramentas de dados adquiridas.
Por isso, certifique-se de que sua equipe detém esse conhecimento e se caso for necessário, propicie treinamento para orientar os colaboradores na execução desses processos, diminuindo os erros e aumentando a potencialidade.
3 – Segmentação dos dados
As reservas de hostels são hoje feitas por diferentes meios e canais, de acordo com a praticidade e a preferência do cliente. Esse cenário é muito favorável ao aumento de receitas dos estabelecimentos, mas traz para o negócio um grau de complexidade maior na gestão. Nesse contexto, a segmentação de dados pode contribuir e facilitar o gerenciamento.
4 – Procedimento padrão para coleta de dados
A adoção de um procedimento padrão para a coleta de dados possibilita que as informações adicionadas nos sistemas sejam muito mais confiáveis e fáceis de serem utilizadas pelos colaboradores.
Assim, todos as áreas do seu hostel (marketing, vendas, recepção etc.) conseguirão captar, estruturar, processar e analisar as informações na base de dados, devidamente.
5. Mantenha os dados sempre atualizados
Fazer uma atualização constante para garantir que as informações guardadas estão corretas. Isso evitará inconsistências e anomalias na sua gestão de dados.
Gostou das dicas? Aproveite e confira nosso conteúdo sobre Boas Práticas para gerentes de hostels e pousadas. Baixe gratuitamente agora!