
- Marcus
- 14 de outubro de 2020
Com o retorno das atividades econômicas, um dos mercados que tende a se expandir com o passar do tempo, certamente, é o de turismo. E com ele, o gerenciamento de pousada, hostels e hotéis também precisam se adaptar e se adequar para o novo momento.
Seja com a visita de hóspedes nacionais ou internacionais, seguir novos procedimentos de higiene e segurança serão prioridade daqui pra frente.
Mas antes de pensar no atendimento em si, é preciso que o gerenciamento de pousada esteja bem alinhado. Por isso, preparamos algumas dicas importantes para quem busca iniciar uma gestão de pousada ou hostel com excelência. Confira com a gente! 🙂
1 – Tenha um bom plano de negócios
Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.
Um plano de negócios nada mais é do que identificar as principais variáveis envolvidas em um empreendimento. Algumas questões precisam ser respondidas, como por exemplo, quem é o comprador do seu produto? É possível ter um custo comercialmente viável? Seu projeto é lucrativo?
Inúmeras outras questões a serem analisadas são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de gerar conhecimento, diminuindo incertezas e consequentemente os riscos para o empreendedor.
O plano de negócios é uma ferramenta necessária para quem está iniciando o processo de abertura de uma pousada ou hostel, porém também é fundamental para quem já abriu seu negócio e não tem um caminho determinado ou planejado. Ele é fundamental para acompanhar se os resultados esperados estão sendo atingidos e se não estão, como atingi-los.
Um bom planejamento irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, sobre seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.
2 – Tenha em mente um ambiente aconchegante e acolhedor
Não é necessário grandes investimentos para criar um ambiente aconchegante. Primeiramente, é necessário definir um tema ou uma abordagem, ou seja, o que você quer transmitir ao seu hóspede quando ele chegar em seu estabelecimento, ou quando ele vir as fotos através de suas ferramentas de marketing.
A grande tendência das pousadas ou hostels atuais é investir em ambientes coletivos que permitam a integração de seus hóspedes, como por exemplo: sala de TV, sala de jogos e internet, cozinha e área para churrasqueira. Porém, neste novo momento, seguindo todas as recomendações de distanciamento e higiene.
O público-alvo geralmente são viajantes solitários, jovens casais e pequenos grupos, que prezam por essa integração, buscam conhecimento e troca de culturas. Assim, investir em pufs, sofás, mesas e tapetes para esses ambientes é fundamental para promover essa integração, além dos murais de fotos e recados que, também, são uma boa pedida.
3 – Tenha o marketing digital como ferramenta diária
A medida que o mundo caminha em direção à tecnologia, cada vez mais devemos nos preocupar com a forma com que nosso cliente nos enxerga nesse ambiente e se estamos visíveis ou disponíveis para que eles nos encontrem nos meios digitais.
Por esse motivo, torna-se necessário e imprescindível saber utilizar as ferramentas de marketing digital como estratégia para captar novos hóspedes e aumentar o resultado de seu hostel ou pousada.
4 – Forme uma equipe capacitada
Com a demanda crescente de pessoas investindo em novas experiências e com o hóspede se tornando cada vez mais exigente, cresce proporcionalmente a necessidade de investir-se em capacitação.
No gerenciamento de pousada, capacitar profissionais se tornou algo fundamental, pois na maioria das vezes valorizar funcionários que correspondem às necessidades da empresa e que trabalham de forma adequada e produtiva tem apresentado resultados bastante positivos.
Além disso, para que uma empresa ganhe espaço e credibilidade é importante que tenha uma excelente equipe e, consequentemente, ofereça ao mercado uma experiência segura e uma hospedagem de qualidade.
5 – Tenha o seu público bem definido
Conhecer melhor seu cliente é a chave de sucesso de qualquer empresa. O desafio é como executar esta tarefa.
Para conseguir entender as necessidades, perfil e anseios dos clientes o quesito fundamental é manter um bom relacionamento com eles, principalmente, no setor das hospedagens onde é possível de fato acompanhar toda a trajetória dele no estabelecimento.
Ouvir sugestões, analisar reclamações e executar as melhorias sugeridas é um começo. Partimos do princípio de que o cliente que nos revela suas frustrações e sugestões de melhorias esperando nosso retorno quanto às necessidades apresentadas.
6 – Faça uso de um bom software de gestão de pousada ou hostel
Utilizar ferramentas tecnológicas no dia a dia de uma pousada ou hostel pode ser fundamental para o bom andamento do trabalho de gestão.
Um sistema de gestão para o seu negócio ajuda você a economizar tempo e agilizar processos. Além de automatizar processos manuais, assume funções que geram mais tempo livre para os colaboradores pensarem em iniciativas importantes para o sucesso da marca, como aprofundar o relacionamento com os clientes.
Sendo assim, um software de gestão se torna imprescindível na hora de executar um bom serviço.
E você, como está preparando o seu gerenciamento de pousada para oferecer a melhor experiência para seus hóspedes? Aproveite o momento e Baixe o ebook “Introdução à gestão de hostels“. A hqbeds está sempre pronta para te ajudar a dar o próximo passo!