Recepcionista de Hostel: o que faz e qual a sua importância

Recepcionista de Hostel: o que faz e qual a sua importância

Se o assunto é dar as boas-vindas, sim, nós somos a linha de frente. Além de organizar o check-in e realizar o check-out dos hóspedes, o recepcionista é figura chave em um hostel de qualidade, pois é a primeira pessoa procurada pelo cliente em situações diversas.

É o profissional que auxilia os visitantes quanto a pontos turísticos da região, acerca dos serviços prestados pelo hostel e na resolução de possíveis problemas que possam surgir durante a hospedagem. E quem trabalha ou já trabalhou em um hostel sabe bem como pode acontecer de tudo! 

É também considerado um profissional de atendimento, e por isso se torna tão necessária a aptidão para atender aos mais diversos tipos de demandas, com o objetivo de gerar a satisfação do hóspede e contribuir com sugestões de melhoria dos serviços com base na percepção diária de trabalho.

Mas afinal, o que faz um recepcionista de hostel?

Podemos dizer que cada hostel conta com suas regrinhas e atribuições para seus recepcionistas, mas uma coisa é certa: a monotonia nunca estará presente para quem exerce essa função. Basicamente, esse profissional será sempre responsável por:

  • Fazer o check-in e check-out;
  • Orientar os hóspedes;
  • Realizar cadastros, reservas e cancelamentos;
  • Esclarecer dúvidas sobre os serviços e infraestrutura que o hostel oferece;
  • Controlar o acesso às salas e quartos do hostel.
  • Informar sobre os pontos turísticos e estabelecimentos comerciais, como shopping center, supermercado e farmácia.

O recepcionista de hostel também é responsável por atender o telefone, verificar e responder e-mails, gerir críticas e elogios, controlar os pagamentos das diárias, armazenar equipamentos que os hóspedes possam precisar e que não ficam no quarto, manter o hostel em ordem, transmitir as informações recebidas aos demais departamentos do local, entre outras coisas.

Há também algumas funções menos perceptivas, mas igualmente importantes, que também podem ser designadas aos recepcionistas do hostel:

  • Orientar hóspedes que chegam alterados (vamos dizer assim) de madrugada;
  • Implorar para que os ingleses cantem mais baixo;
  • Provar pratos típicos dos mais diversos países;
  • Indicar ou até mesmo acompanhar hóspedes em bares e baladas;
  • Ensinar os gringos a sambar (este item não é obrigatório, mas pode ser divertido).

Joy Hostel

Brincadeiras a parte, a proatividade deve ser uma das principais características buscadas em um recepcionista de hostel. Afinal, o profissional precisará resolver problemas de maneira imediata, passando segurança para os hóspedes. 

É um trabalho que exige dinamismo e uma ótima capacidade de organização e comunicação interpessoal – já que deverá buscar sempre a melhor solução para atender ao cliente. Além disso, ter uma boa memória, pontualidade, discrição e ser responsável no desenvolvimento das tarefas são fatores cruciais para desenvolver um bom trabalho à frente da recepção de um hostel.

Leia também: 8 ideias de pacotes promocionais para oferecer no seu hostel

A importância de um recepcionista de hostel

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Portanto, a recepção do hostel, que é o primeiro lugar que o hóspede vê, passa a ser o cartão de visitas do lugar. Na recepção é que se entende o funcionamento do estabelecimento.

Assim, devido à sua importância, este departamento pode ser comparado ao sistema nervoso do hostel, ou seja, a parte que controla todas as demais.

Por esses motivos, o recepcionista do hostel deve estar bem preparado e saber tudo sobre seu local de trabalho. Ele também deve ser educado, organizado, simpático, calmo, ágil e ter sensibilidade suficiente para entender os desejos de seus clientes. Além de, é claro, manter um certo nível de bom humor para interagir com as mais diferentes culturas.

E você, já trabalhou ou trabalha em recepção de hostel? Conte pra gente um pouco mais sobre sua experiência nos comentários! Aproveite e siga a hqbeds nas redes sociais para acompanhar os novos conteúdos! : )

Imagens: Tetris Container Hostel (Arquivo), Joy Hostel (Arquivo).







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade