
- Karin Nisiide
- 20 de julho de 2020
A gestão de um hostel, diferente do que muitos pensam, é um grande desafio. Nem só de diversão vive um hosteleiro. É preciso evitar erros na gestão de hostels, por isso, é preciso controlar reservas, pagar contas, gerenciar os pagamentos dos clientes, consumo, estoque, colaboradores, processos, entre tantos outros elementos que fazem parte da gestão.
E dentro de todas essas funções, ninguém está livre de errar. No entanto, mais importante do que não errar é saber identificar os erros, assumir suas falhas e agir para corrigi-las.
Existem muitos hostels no mercado e a concorrência é acirrada. Por essa razão, é necessário se destacar e oferecer serviços impecáveis. Vamos começar identificando quais são os erros mais comuns na gestão de um hostel, para depois melhorar a performance do seu hostel como um todo.
1- Não investir em pessoal capacitado
Os colaboradores do seu hostel são o seu bem mais precioso e o recurso mais importante para garantir a satisfação dos hóspedes.
Quem procura um hostel quer encontrar um local descontraído, onde possa fazer amizades e ter experiências. Para muitos hóspedes, a primeira interação com o seu hostel será o momento em que eles chegam. Vale destacar que os primeiros 60 segundos são imprescindíveis para que formulem uma opinião sobre o ambiente, mas alguns negócios perdem a oportunidade de brilhar. Se ele chega na recepção e tem um atendimento incompatível com o que ele busca, já é meio caminho andado para a insatisfação.
Não investir em pessoal que tenha a “cara” do seu negócio é um dos erros na gestão de hostels. Selecione colaboradores que recepcionem da maneira que você gostaria de recepcionar, que realmente faça o hóspede se sentir bem vindo.
E não adianta somente escolher aquele candidato com o perfil mais compatível e achar que é garantia de sucesso. Você deve constantemente treinar seus colaboradores e motivar sua equipe, para que sempre continuem prestando um serviço de qualidade e evitem erros na gestão do hostel.
2- Perder o controle sobre as finanças
Um dos erros na gestão de hostels mais comuns, mas muito grave, é a confusão entre e o dinheiro do dono e o do estabelecimento. Evite misturar as contas pessoais com as contas da empresa, e evite pegar dinheiro do caixa para assuntos pessoais.
Ter processos e sistemas de controle bem definidos também é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu estabelecimento. Afinal, sem esse controle, você não conseguirá identificar, por exemplo, se determinada área está gastando muito e se precisa tomar ações para otimizar os gastos em algum processo.
3- Não considerar os feedbacks dos hóspedes para melhoria da propriedade
Ignorar as críticas e comentários dos hóspedes é desperdiçar um recurso valioso, e é um dos erros na gestão de hostels. Esse feedback é fundamental para entender o desempenho do seu negócio. As avaliações oferecem informações sobre os problemas comuns enfrentados pelos hóspedes e o que eles mais apreciam no seu hostel.
Além de uma poderosa fonte de informação, os feedbacks de seus clientes também são uma excelente ferramenta para dar mais credibilidade à sua marca. Portanto, ao ignorar as avaliações de seus hóspedes, seu estabelecimento demonstrará que não se importa com a satisfação dos clientes.
Dessa forma, o ideal é sempre levar em conta esses comentários e usá-los a seu favor, para melhorar cada vez mais o seu negócio.
4- Não manter relacionamento com seu hóspede
Todos sabemos a importância de atrair hóspedes novos. Muitos concentram seus esforços somente nesta tarefa, esquecendo de dar valor aos seus clientes atuais e passados. Esse é um dos erros na gestão de hostels que precisa ser evitado!
Ao deixar de se relacionar com as pessoas que já se hospedaram em seu hostel ou pousada, você vai perder a oportunidade de fazer com que elas voltem e também diminuirá as chances de elas indicarem seu estabelecimento para os amigos.
5- Não estar ativo nas redes sociais
Atualmente, todos estão conectados, o tempo todo, através das redes sociais. Elas são muito importantes para promover o seu negócio, mas é essencial manter a sua comunicação ativa e interagir com os usuários.
Não realizar ações para fortalecer o relacionamento com clientes nesse ambiente digital é deixar de lado uma parcela significativa de oportunidades para o seu estabelecimento.
Você não precisa publicar novas postagens todos os dias para que sua página esteja ativa. Mas tenha sempre um conteúdo interessante para compartilhar com seus seguidores. Quem não é visto não é lembrado, portanto esteja sempre na memória dos seus clientes e futuros clientes através das mídias.
6- Não acompanhar as novas tecnologias e tendências do segmento
A tecnologia acompanha todos os setores, e no setor hoteleiro não seria diferente. Não cometa erros na gestão de hostels desse tipo.
As mudanças no mercado acontecem em alinhamento com a evolução dos consumidores. Nesse sentido, deixar de lado as principais tecnologias e tendências é o mesmo que ignorar as necessidades dos clientes.
Procurar entender e aplicar em seu negócio as principais práticas e ferramentas em destaque no seu segmento pode ser o grande diferencial que vai fazer sua marca se destacar e ter sucesso em meio à tanta competitividade. Não investir nessas tecnologias é um grande atraso para o seu negócio.
7- Negligenciar serviços básicos
Não adianta querer ser um hostel diferenciado, oferecendo serviços especiais e inusitados, se você não cuida do básico.
Antes de tudo, suas principais prioridades devem ser a garantia de que os quartos do hostel sejam limpos, as comodidades funcionais e a equipe esteja cumprindo suas funções com um ótimo desempenho.
Agora é com você! Identificar os erros é o primeiro passo para começar uma gestão mais assertiva! Dessa forma, você é capaz de melhorar a qualidade dos serviços prestados no seu hostel e se tornar mais competitivo e atrativo no mercado. Baixe o “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas“.