Entenda e tire vantagem do RevPar e outros indicadores do Relatório de Receita Esperada

Entenda e tire vantagem do RevPar e outros indicadores do Relatório de Receita Esperada

Diariamente temos que lidar com alguns números e preocupações que fazem parte da nossa rotina de administradores de hostel. Número de quartos ocupados, reservas realizadas, quantidade de cancelamentos, etc, são variáveis diariamente utilizadas.

Além desses números básicos, há várias ferramentas que nos ajudam no nosso dia a dia, mas que muitas vezes não utilizamos por não saber do que se tratam, ou porque muitas vezes o mercado utiliza muitos termos que não são muito claros para o empreendedor.

Então hoje vamos explicar um desses termos de uma ferramenta tão importante para sua gestão.

O que é RevPar e para que serve?

O RevPar (Revenue per Available Room) nada mais é do que um indicador de receita por quarto disponível. É um número que indica a receita obtida por unidade habitacional que sua propriedade disponibiliza num determinado período. Essa informação é obtida pela divisão da receita total alcançada em um período – que pode ser uma semana, um mês, um ano –  pelo número de quartos disponíveis para venda. No caso dos hostels, pode ser um quarto privativo ou uma cama em um quarto compartilhado.

É uma maneira mais efetiva de acompanhar e avaliar o desempenho das suas vendas de uma forma geral ou para cada tipo de quarto. Fazendo uma comparação com a diária média, o RevPar acaba sendo mais assertivo, pois a diária média entrega uma média da receita obtida considerando apenas as unidades vendidas.

Conseguir controlar todos esses números na ponta do lápis pode ser bem trabalhoso, então você pode tirar proveito das ferramentas disponíveis para potencializar sua gestão e obter melhores resultados.

No HQ, disponibilizamos o relatório de Receita Esperada, desenvolvido com base nas informações de métricas de ocupação mostradas dia a dia no mapa da propriedade, e das vendas realizadas no terminal do POS.

Nesse relatório, além do RevPar (Cama), você ainda irá encontrar alguns outros indicadores, como o DM (Cama), que é a diária média, a Ocupação (%), a Receita Esperada (Reservas) prevista em cada dia e a Receita Esperada (POS) referente às vendas realizadas no terminal do POS.

Você também pode verificar e acompanhar seus resultados utilizando os filtros de pesquisas, de forma consolidada ou não (agrupando por datas). Há a opção de agrupar por tipos de quarto, permitindo avaliar o desempenho de cada um, e podendo inclusive desconsiderar as reservas de voluntários para obter um resultado mais preciso.

Consulte o relatório através do menu Financeiro > Receita Esperada.

Veja alguns exemplos do relatório e as formas de como aplicar seus filtros:

Receita esperada geral dia a dia

Receita esperada agrupando por quartos dia a dia

Receita esperada agrupando por quartos consolidando o período

Veja mais detalhes em nossa central








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade