Por que utilizar e-mail marketing em seu hostel? Descubra aqui!

Por que utilizar e-mail marketing em seu hostel? Descubra aqui!

O sonho de todo gerente de hostel é atrair mais clientes e manter os que já possui, porém para fidelizar um hóspede ou interessar um usuário é preciso um diálogo contínuo – para sempre ser lembrado – e estratégia. Popularmente conhecido, o E-mail Marketing se tornou para alguns algo sem potencial, defasado, ou até mesmo, coisa do passado. 

Contudo, grave é o engano de quem pensa assim, porque provavelmente as técnicas as quais ele ainda utiliza já não convém mais, resultando em uma ação muitas vezes sem resultados positivos.  

Assim como as tendências e estratégias de vendas se aprimoram cada vez mais, com o relacionamento por e-mail não foi diferente. Essa ferramenta antiga e vastamente utilizada por todos é o princípio de partida para a interação na internet. 

Com ele é possível criar um novo relacionamento e preservar o já existente com qualquer hóspede. Além disso, segundo pesquisas realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail, sendo 61% deles usuários diários. 

Agora não basta apenas se limitar a envios banais, vivemos a era do conteúdo relevante e menos invasivo, onde um e-mail só é aberto se for realmente do interesse do usuário.

O e-mail marketing é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais ajudando seu empreendimento a se tornar presente na vida dessas pessoas. Porém essa estratégia precisa ser bem planejada, analisada e executada para que chegue na caixa de e-mail do hóspede, não se perdendo como um spam. 

Por que enviar um E-mail Marketing?

O relacionamento deve ser criado antes mesmo dele cogitar ficar no seu hostel e também precisa transcender a estádia em seu estabelecimento, só assim é possível realizar uma venda e criar clientes assíduos.

Laços duradouros são criados quando se estabelece uma atmosfera de “amizade” entre consumidor e empresa – neste caso, hostel. Por isso, é preciso estreitar essa relação através de conteúdos ricos, relevantes e interessantes, criando um relacionamento de confiança e reciprocidade.

Existem duas técnicas muito eficazes de se enviar um e-mail para os clientes, com baixo investimento e alto retorno, conhecidas como: Inbound Marketing e Newsletter. 

As ações de Inbound Marketing consiste em  conquistar o usuário voluntariamente por meio de conteúdo relevante em troca de informações referentes a ele.

Através desses dados, essas pessoas são convertidas em leads (potenciais clientes), e de acordo com o interesse demonstrado por determinados conteúdos são separadas em níveis que formam o funil de vendas, contendo três categorias: topo, meio e fundo de funil. Dessa forma há um estreitamento dos laços de relacionamentos, através de um fluxo contínuo de nutrição que consiste em atrair, converter, vender e fidelizar o usuário até fechar a venda.

Esse usuários se tornará um lead e seus dados vão parar na base de leads. Se tratando de um conteúdo de fundo de funil, o visitante interessado já está propenso a ir para a região. Dessa forma, ao possuir a data da viagem, você pode enviar com antecedência um e-mail perguntando se já está tudo pronto para a viagem e oferecer um desconto para a hospedagem no estabelecimento. 

A Newsletter consiste no envio de e-mails contínuos – estabelecido a duração de periodicidade de acordo com a estratégia de marketing do hostel – com conteúdos direcionados para a página do blog, contendo informações atualizadas sobre o local, região, eventos, entretenimento, entre outros, despertando o interesse e criando laços.

Exemplo: o hostel pode enviar mensalmente ou na frequência que achar necessária os conteúdos dos blogs e novidades por e-mail para a base de cadastros. 

hqbeds

Qual a forma correta de enviar um E-mail Marketing?

Existem várias ferramentas que são apropriadas para o envio de E-mail Marketing que garantem uma maior qualidade de envio.

Quando a mensagem é emitida através de uma ferramenta específica de envio, ela é passada pelo seu próprio provedor, chegando muito mais rápido ao seu destinatário e garantindo que sua mensagem será de fato entregue. Segundo a Forrester Research, empresas que investem em Automação de Marketing tem em média 50% mais vendas a um custo 33% menor.

Retorno Financeiro Elevado

Por ser uma ação que exige poucos recursos – domínio, ferramenta de marketing e alguém para realizar a execução – ou seja,  aplicando um investimento inicial baixo, comparado as outras ações, geram um volume de receita maior. Ainda mais por ter disponível no mercado ferramentas de E-mail Marketing gratuitas para serem utilizadas.

Leia também: Saiba como escolher o melhor Channel Manager para o seu negócio

Estratégia de E-mail Marketing

Toda ação precisa ser antecedida de uma estratégia de marketing bem alinhada e aproveitando que o E-mail Marketing é um meio direto, não poderia ser diferente.

É necessário realizar um plano de ação  – passo extremamente importante – que conste com informações que irão nortear os tipos de publicação que devem ser feitas e em qual momento, para assim atingir de maneira certeira o alvo esperado, resultando em uma alta taxa de abertura;

É preciso ter definido questões específicas, como:

  • Definir a persona;
  • Escolher que tipo de conteúdo vai ser enviado;
  • Determinar a frequência de envios das mensagens;
  • Estabelecer os objetivos de cada campanha, incluindo quais métricas devem ser acompanhadas;
  • Estipular um calendário de envio, levando em consideração as datas importantes para o seu hostel e para o seu cliente;

Como utilizar essas técnicas em seu hostel?

O Inbound, ao se tratar de reciprocidade, o hostel pode oferecer conteúdos ricos, – e-book, blog, etc –  descontos, atendimento personalizado, entre outras opções, com o objetivo de obter dados valiosos daquele usuário para poder conquistá-lo e convertê-lo em hóspede.

Os hostels podem aproveitar as Newsletter na pós-venda mantendo o hóspede atualizado das programações da cidade, induzindo o desejo dele de poder participar de algumas delas ou direcionar mensalmente os conteúdos produzidos pelo blog do hostel.

Agregue a estratégia de E-Mail Marketing ao plano de ação do seu hostel, em conjunto a ferramenta correta e impulsione ainda mais a sua estratégia digital, possibilitando a conversão desses leads em hóspedes. Fuja da caixa de spam da sua lista de contatos e feche ainda mais reservas diretas para o seu hostel, utilizando esse recurso tão simples, prático e rápido, mas com resultados impressionantes.

E você, já utiliza estratégias de E-mail Marketing para fidelizar clientes? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando os conteúdos da hqbeds!

Imagens: Unsplash.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade