Você pode mais! Conheça os principais diferenciais de um recepcionista de hostel

Você pode mais! Conheça os principais diferenciais de um recepcionista de hostel

De maneira ampla, você já sabe, o papel de um recepcionista de hostel é o de recepcionar os hóspedes e clientes, identificar suas pretensões, dar as melhores informações, fazer reservas de acomodações, receber recados e encaminhá-los de acordo com seus pedidos.

Por trás dessa fria descrição, há o que os profissionais da área consideram o mais importante: atender ao cliente sempre com um belo sorriso no rosto.

Dizem que a primeira impressão é a que fica e isso não é diferente na profissão de recepcionista de hostel. Mas com certeza podemos ir além.

Conheça agora, aqui no blog da hqbeds, outros diferenciais de um recepcionista de hostel para se destacar e manter a vibe sempre agradável em seu local de trabalho! 

4 diferenciais para se destacar como recepcionista de hostel

Paciência é mais que uma virtude

Paciência não é só uma virtude, como também uma admirável habilidade para um bom recepcionista de hostel. É comum ouvir por aí que “lidar com gente não é fácil”, e realmente, é preciso muita paciência para se relacionar com tantas pessoas diferentes no dia a dia.

Atrelado a isso, ainda é possível ter que atender clientes não muitos educados, nervosos e impacientes, que podem acabar descontando suas frustrações justamente em quem está na recepção.

Ser paciente está diretamente relacionado à educação no trato com essas pessoas. Conquistar o equilíbrio entre o bem-estar do cliente, os objetivos da empresa e as políticas do hostel sem ser rude e agindo com educação, exige paciência e jogo de cintura – ou samba no pé, caso esteja lidando com estrangeiros.

Exercícios de respiração, pensamento positivo e colocar as emoções para fora apenas no momento adequado funcionam muito bem para exercitar a paciência. Tente também colocar uma música mais tranquila na recepção. Isso pode acalmar os ânimos de todos que estiverem envolvidos no atendimento.

Seja discreto, mas sem demonstrar medo

A discrição é muito importante para quem está no comando da recepção de um hostel, mas procure nunca demonstrar medo na hora de atender seus hóspedes. Seja claro e sereno nas explicações, mas saiba se impor, de maneira educada, quando for necessário.

Leia também: A importância de treinar seu staff

Ser simpático e comunicativo

Falar corretamente, manter um tom de voz adequado, atender o telefone com simpatia e saber repassar informações de forma clara e objetiva também fazem parte do trabalho de um bom recepcionista de hostel.

Uma boa dica aqui é criar o hábito da leitura, seja ela em português ou qualquer outra língua que seja do seu interesse. Expandir o vocabulário, habituar-se à construção das frases e à conjugação de verbos acontece naturalmente com quem lê e isso pode facilitar muito seu trabalho em uma recepção tão multicultural.

Organização facilita o dia a dia

hqbeds

Papéis, recados, agenda, telefonemas, reuniões e outros compromissos. O atendimento na recepção de hostel, na maioria dos casos, vai muito além de receber os hóspedes. Quando falta organização, aumentam as chances de perder documentos e informações importantes e, assim, prejudicar seriamente seu trabalho e também de outras pessoas.

Se você tem dificuldades com organização, é bom começar a se habituar já no ambiente doméstico. Isso também fará com que você tente manter todo o ambiente da recepção organizado, principalmente quando os gringos espalham suas mochilas por todos os lugares.

E você, tem outra dica para facilitar o trabalho na recepção de um hostel? Compartilhe com a gente nos comentários! E não deixe de acompanhar todos os conteúdos da hqbeds aqui no blog e nas redes sociais!

Imagens: Unsplash.








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade