Dicas práticas para reduzir gastos no seu hostel

Dicas práticas para reduzir gastos no seu hostel

Estamos sempre em busca de estratégias de gestão para manter uma administração saudável das nossas empresas, com rentabilidade no nosso negócio.

Mas um dos problemas que mais desafiam os gestores e que faz uma grande diferença para a sustentabilidade do negócio é encontrar caminhos que indiquem como reduzir custos e maximizar o faturamento, sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos.

Infelizmente não existe uma metodologia perfeita para isso. Cada gestor precisa estudar sua propriedade e procurar soluções viáveis para superar as fases mais difíceis, mas podemos dar algumas dicas de como chegar em um ponto de equilíbrio:

Identifique os principais problemas

Comece fazendo um estudo a fundo dos seus gastos em todos os setores.

Provavelmente você já tenha um controle dos seus gastos fixos. Comece também a controlar seus gastos variáveis, e coloque tudo na ponta do lápis. No HQ, você consegue fazer todo esse controle mensal, inserindo todos os seus gastos e pagamentos no Financeiro. Analise criteriosamente seus relatórios, tente encontrar problemas que geram gastos desnecessários, e onde pode diminuir gastos. Revise seu consumo de produtos de limpeza, lavanderia, café da manhã, etc. Mas se ainda não é cliente HQ, faça uma planilha bem detalhada de todos os gastos variáveis.

Fazer um controle de despesas básicas é um meio de garantir a reserva econômica necessária para manter seu hostel em tempos de baixa temporada.

Veja como fazer o Controle de Estoque para despesas internas, clicando aqui!

Controle as reservas com café da manhã. Saiba como.

Estipule metas de economia e deixe-as bem claras para seu staff

Faça cartazes de economia de água, economia de energia e produtos de limpeza, e cole na sua área de serviço e recepção. Relembre sempre seu staff de que em temporada baixa, muitas vezes se trabalha somente para pagar os custos, e que com a ajuda deles você pode conseguir uma empresa saudável economicamente mesmo em tempos de crise.

A economia está nas pequenas coisas. Utilize papéis reciclados. Além de fazer uma economia para o hostel, estará também ajudando o meio ambiente!

Tenha seu estoque sempre atualizado

Utilize do HQ para manter seu estoque atualizado. Faça compras somente quando necessário. Produtos em estoque são desnecessários e são um recurso parado, que poderia ser gasto em outras áreas. Faça compras periódicas e planejadas. Diminua os gastos com fornecedores.

Leia mais sobre a Importância do controle de estoque, clicando aqui!

Adote uma postura ecologicamente correta

Utilize da sustentabilidade para justificar a economia, sem perder pontos com seus hóspedes.

Deixe claro no seu check in que você se preocupa com o meio ambiente e peça ajuda para os hóspedes para entrar nessa causa. Muitos hóspedes, principalmente os estrangeiros, entendem melhor quando você explica a economia de algum recurso aliada à preocupação com o meio ambiente, e deixam um pouco de lado aquele pensamento mesquinho de estou pagando, vou abusar”.

Faça constantemente pesquisas de preços

Sempre surgem no mercado empresas novas e com preços competitivos, ou mesmo empresas antigas que se adequam ao mercado, diminuindo seus preços. Então faça sempre um apanhado de preços no mercado, para verificar se surgiram novos fornecedores com preços mais atrativos.

Essa dica também está no ebook “Como Transformei o Hostel Lifestyle em um negócio rentável”. Clique aqui para baixar!

Aposte em Marketing Orgânico

Construa seus próprios veículos de comunicação com a ajuda dos seus colaboradores, produzindo conteúdo para redes sociais, blog e site da empresa. Reduza a necessidade de despesas para alcançar os potenciais clientes, minimizando os custos com marketing. Em vez de pagar pela atenção de um terceiro, podemos construir nossa própria audiência, afinal, ninguém melhor do que nós mesmos para falar do nosso negócio!

Artigos para aprender mais:

Redes sociais são o novo Google. Entenda como aparecer nas buscas

Seus hóspedes sabem que você existe? Como aparecer na primeira página do Google

Google Negócios: Porque usar e como começar

As sugestões acima só terão efeito mediante um planejamento adequado. Independentemente do tamanho da empresa, um bom plano de ação é a principal ferramenta de uma gestão de custos eficiente. É necessário se fazer uma revisão periódica dos seus investimentos e analisar as formas de diminuir as despesas desnecessárias.

Pequenos gastos extras acumulam mais do que imaginamos, então vale a pena um olhar mais atento para os seus gastos, pois ele pode fazer uma diferença expressiva no período de um ano.

Nos momentos de baixa temporada e instabilidade financeira, torna-se mais fácil economizar e diminuir custos do que fazer dinheiro, então comece agora a fazer seu planejamento!

Na próxima semana, traremos mais dicas de como sobreviver à baixa temporada.








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade