
- Karin Nisiide
- 16 de março de 2021
Muita gente ainda se confunde sobre o que é trade marketing. Até mesmo profissionais da área, quando questionados sobre uma definição, sentem dificuldades ao tentar chegar a um conceito.
A verdade é que a área de trade marketing é muito ampla. Engloba diversos aspectos, envolve vários setores empresariais e depende de pontos de contato distintos para que as ações sejam um sucesso.
Mas você sabe o que é o trade marketing?
A definição de trade marketing pode ser resumida pelas práticas planejadas e executadas pela indústria com o objetivo aumentar as vendas e otimizar a atuação dos canais de distribuição.
E se o trade é fundamental para execuções perfeitas no ponto de venda físico, o trade marketing digital é a gestão dos canais online, evitando rupturas digitais e otimizando o sortimento e demais problemas que ocasionam a desistência pela compra de um determinado produto. Não é simplesmente criar uma estratégia online, mas integrar o cenário offline com o universo online.
Investir no trade marketing digital é compreender que o consumidor atualmente é omnichannel, ou seja, ele entra no ponto de venda, pesquisa no smartphone e decide se irá comprar naquele estabelecimento ou se irá comprar em outro local. Se a sua empresa ainda não pensa no trade marketing digital, deixa de absorver uma grande quantia de shoppers sedentos por uma compra mais inteligente e prática.
Objetivos do trade marketing
Fortalecer a marca
Fortalecer a marca é um trabalho comum quando se fala de marketing. Isso se estende a trabalhos de relacionamento com o público, atendimento de qualidade, publicidade e de ações em redes sociais, já que vivemos na era digital.
No entanto, quem produz, precisa fazer com que seu produto e serviços estejam devidamente à vista do consumidor, mas também com uma imagem adequada e de destaque.
Expor produtos no mercado
A estratégia não se resume a isso, como muitos pensam, mas a exposição dentro dos canais de venda é fundamental, afinal, como comprar um serviço ou produto se ele não está visível?
Uma estratégia de Trade Marketing deve planejar não só onde os produtos estão, mas de que forma eles estarão posicionados nesses locais.
Definir os canais de distribuição ideais
Se pudesse responder sem pensar muito, o que você acredita que é mais vantajoso: ter mercadorias sendo vendidas nas melhores agências disponíveis, ou nos lugares certos? A questão é que nem sempre o local de maior destaque é onde o seu público está.
Primeiramente, é fundamental saber onde essas pessoas estão, qual seu poder de compra e, principalmente, quais canais elas frequentam.
Só assim uma empresa saberá em quais canais de distribuição realmente haverá maiores chances de conseguir um bom volume de vendas, já que é lá que está seu consumidor.
Dicas para melhorar o trade marketing no seu hostel
Imagem é tudo
A identidade visual do seu hotel está ligada à percepção de marca do cliente.
Ao se tratar da imagem da marca, a primeira coisa que devemos analisar é a identidade visual. Esta nada mais é do que um conjunto de elementos visuais que juntos representam, um nome, ideia, produto, empresa, serviço ou instituição.
Por exemplo, ao abrir um hotel, não basta apenas pensar em um nome, é preciso criar uma logomarca, escolher as cores e tipografia, o uniforme, a fachada do estabelecimento, entre outros detalhes.
Qualidade das fotos
As fotos do hotel tem grande influência sobre a decisão do hóspede.
Muitos hoteleiros acreditam que investir em um fotógrafo é desnecessário. Pois saiba que este é um investimento muito importante, e que poderá lhe trazer ótimos resultados.
É possível ver nitidamente a diferença entre fotos de câmeras amadoras, e das profissionais. E por mais que os celulares de hoje tirem ótimas fotos, nada se compara ao trabalho de um profissional.
Além da qualidade e o tratamento na imagem, este saberá escolher os melhores ângulos para destacar os cômodos, entre outras áreas do seu hotel.
Site moderno, intuitivo e atualizado
O site do seu meio de hospedagem está totalmente relacionado à experiência de compra do hóspede. Por mais que os canais de venda ganharam espaço e conquistaram o clique dos hóspedes nas reservas, o site do hotel ainda é peça fundamental.
Não apenas para confirmar a veracidade das informações, o cliente entra no site em busca de uma confirmação de que aquele hotel é a melhor escolha que ele venha a fazer. Portanto é a sua chance de conquistar o coração do hóspede e garantir até quem sabe uma reserva direta.
Um site mal estruturado, sem fotos, com informações errôneas, ou pior, sem informações necessárias, é o maior vilão contra seu hotel, e isso detona com a experiência dos hóspedes.
O site também precisa ser responsivo para dispositivos móveis, pois a grande maioria dos usuários irá acessá-lo através de tablets e smartphones. E caso não seja, a taxa de rejeição do site será enorme.
Acompanhe seus reviews
O caráter do seu hotel é visto através do posicionamento frente aos comentários e críticas dos hóspedes.
Receber feedback dos clientes é extremamente importante para avaliar os serviços do seu hotel. E com a internet, esta prática se torna cada vez mais comum.
Diversas pesquisas comprovam que as avaliações e comentários sobre os serviços do hotel são fatores de grande influência sobre a decisão final dos viajantes. Além disso, eles têm preferência por reservar aquele hotel que responde periodicamente às avaliações dos hóspedes.
Por isso, é fundamental estar atento às redes sociais e páginas como o TripAdvisor, Booking.com, e demais, respondendo cada comentário com calma, educação e cordialidade.
Detalhe tudo o que está incluído
Para um trade marketing online mais assertivo, você deve detalhar tudo com a maior precisão possível.
Nada pior do que um hóspede chegar achando que possui um serviço que não está incluído no que ele contratou.
Seja claro na sua divulgação e confirmação dos serviços e produtos oferecidos. Detalhe tudo na confirmação da reserva, para não ter dor de cabeça na chegada do hóspede.