
- Karin Nisiide
- 1 de agosto de 2020
Muito se fala da retomada normal das atividades no pós pandemia, e do início de uma flexibilização em todos os setores, como a reabertura de pousada.
A verdade é que não sabemos qual vai ser o “novo normal” no pós pandemia. O que sabemos é que para a maioria das pessoas, a saúde e segurança vêm em primeiro lugar.
De acordo com o monitoramento diário da evolução da doença no país, muitos procedimentos foram adotados para garantir a saúde e a segurança dos hóspedes nessa flexibilização, enquanto que os empresários do setor hoteleiro esperam ansiosamente por qualquer sinal de que os hóspedes comecem a voltar.
Para se adaptarem a esses novos procedimentos de segurança, os hoteleiros tiveram que adequar suas instalações e investir pesado em materiais de limpeza, EPIs, infra-estrutura, entre outros, para estarem aptos à essa lenta retomada.
Mas não basta mais ser o ambiente mais limpo e seguro. Agora, é preciso comunicar e elevar o “valor” dessas medidas para transmitir segurança e confiança aos hóspedes, na reabertura de pousada, além de assegurar a reputação da sua propriedade.
Trazemos aqui algumas dicas de como se comunicar com o seu hóspede e transmitir segurança na reabertura do seu hostel ou pousada. Confira!
Treinar profissionais para soft open
Não basta somente treinar a equipe de limpeza para garantir uma assepsia impecável e livre do vírus. É necessário que seu staff esteja bem treinado para passar todas as informações aos hóspedes e transmitir a segurança, desde o momento da reserva, até o check-out, em uma reabertura de pousada.
Todos os procedimentos adotados pelo estabelecimento devem estar muito bem amarrados e de conhecimento de toda a equipe. Você pode aproveitar este momento para otimizar a gestão com uma rotina prática para facilitar a execução das tarefas.
O ideal é ter um manual de todas as práticas adotadas, preferencialmente seguindo os procedimentos oficiais recomendados pela OMS, para que todos sigam as melhores práticas individuais de prevenção ao contágio, incluindo todas as possibilidades e o caminho a ser seguido em cada caso. Exemplo: o hostel adota a medida de tirar a temperatura de todos os hóspedes, mas não explica aos funcionários qual o procedimento caso o hóspede esteja com febre alta. O funcionário deve estar treinado para lidar com todas as adversidades e quais as medidas a serem tomadas em cada caso.
Sinalizações de distanciamento
Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, os hostels e pousadas também devem adotar medidas de distanciamento social para evitar a aglomeração de pessoas.
Sabemos que nos hostels, a socialização é quase uma obrigatoriedade, e torna-se difícil controlar o espírito sociável dos nossos hóspedes. Entretanto, o momento de reabertura de pousada pede medidas mais severas para evitar as aglomerações.
Faça valer as recomendações, não só na teoria. Colocando sinalizações de distanciamento, cartazes com os cuidados adotados e infra-estrutura adaptada para o espaçamento dos usuários, você passa uma maior segurança aos seus hóspedes, que ficarão mais tranquilos ao ver que o estabelecimento cumpre com o recomendado.
Interação automatizada
Manter o contato com o hóspede é a melhor forma de empatia, principalmente em meio à pandemia. Você pode se comunicar com eles através do e-mail com conteúdos que serão interessantes para ele, como dicas de viagem, promoções do seu hostel no site e outras formas de conteúdo nas redes sociais.
Através de ferramentas de automação da comunicação, como o mailing, você também pode informar a situação no destino, as práticas adotadas no estabelecimento, os fechamentos de atividades e informações importantes relacionadas com a pandemia.
O ideal é criar um formulário de monitoramento da COVID-19, que deve ser preenchido entre 24 a 48 horas antes do check-in, com o objetivo de acompanhar o quadro de saúde dos hóspedes e identificar possíveis casos suspeitos. Assim, pode-se tomar medidas preventivas, a fim de manter a segurança e o bem-estar dos hóspedes e colaboradores.
Marketing de conteúdo para educar hóspedes
Todos gostam de saber que o hostel ou pousada se preocupam com a segurança de funcionários e hóspedes. Isso é possível através de posts nas redes sociais, onde você pode mostrar todas as medidas que seu hostel está adotando para passar pela pandemia sem colocar em risco a saúde dos hóspedes e colaboradores.
Se você possui um blog, agora é a hora de focar nos conteúdos. Crie conteúdos relativos com o destino, como as atrações estão se comportando perante a pandemia, atividades que podem ser feitas sem aglomeração de pessoas, mudanças nos horários de funcionamento, etc. Faça lives mostrando conteúdo relevante ao hóspede. Interaja com seu público!
Não foque só no caos. Seja otimista e mostre que há opções, pense em estratégias sustentáveis de como atingir seu público alvo e passar confiabilidade e segurança na reabertura de pousada.
Lembre-se de que não é hora de parar. Todas as suas atitudes, sobretudo em meio à pandemia, são muito bem-vindas e bem vistas aos olhos dos hóspedes nessa reabertura de pousada. Baixe o ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas” e saiba mais!