Dicas de como driblar a sazonalidade no seu hostel

Dicas de como driblar a sazonalidade no seu hostel

Independente da localidade, todo hosteleiro sofre com a sazonalidade. Alguns destinos sofrem mais, outros menos, mas a sazonalidade no setor é uma das maiores preocupações dos gestores.

Manter uma taxa de ocupação alta, mesmo em períodos de baixa temporada, é um dos grandes desafios. Nesse período, temos entradas bastante reduzidas, mas continuamos com os mesmos custos fixos. Grande parte dos lucros da alta temporada pode ser necessário para cobrir as despesas da baixa. Por isso, mesmo que não seja possível eliminar o problema totalmente, é fundamental tentar minimizá-lo.

Você deve traçar algumas estratégias para contornar a situação e tentar aumentar suas entradas na baixa. Existem destinos, como Florianópolis, por exemplo, onde muitos hostels acabam fechando alguns meses da temporada, sendo uma prática comum no setor em geral, para evitar perdas.

Mas com um planejamento estratégico você pode conseguir manter seu hostel aberto o ano inteiro e contornar essa situação, mantendo seu hostel, hotel ou pousada rentável incluso na baixa temporada.

Listamos aqui algumas medidas que podem contribuir para seu planejamento:

Estude seu mercado e defina qual é a sua baixa temporada

Nem todo destino possui o mesmo período de baixa. Destinos de praia sofrem mais no inverno, outros destinos que recebem eventos podem sofrer no período de férias. 

Analise o mercado local e os períodos anteriores para saber com o que você irá lidar.

Avalie inclusive a situação econômica atual. Se o país está em crise, por exemplo, é possível que o poder de consumo do seu cliente diminua. Por outro lado, a alta do dólar pode ser benéfica para os destinos que recebem muitos estrangeiros.

Entenda quem é o público da baixa temporada

Existem viajantes que preferem viajar na baixa temporada para aproveitar os atrativos com menos visitantes, e até mesmo economizar um pouco, pois na baixa existem muitas ofertas em todo o setor.

Há também os destinos que recebem eventos, congressos ou concursos, atraindo assim um público que não viaja a turismo, mas que movimenta a economia local.

Juliano, do PUP hostel, em Florianópolis, recebe muitos concurseiros na baixa, pois Floripa se tornou destino dos sonhos para se viver por sua qualidade de vida, atraindo pessoas de todo o Brasil nos seus concursos. “Esse público muitas vezes salva a baixa temporada”, comenta Juliano.

Esteja antenado aos eventos locais

Estude previamente todos os eventos que acontecerão na sua região. Logo, verifique quais atrairiam seu público.

Divulgue nas suas redes sociais, faça combos e ofereça cupons de desconto para os públicos específicos. Se vai rolar um show, visite as páginas de fã clubes e divulgue seu negócio.

Faça parcerias com os organizadores dos eventos. Crie uma rede de contatos, para que você tenha visibilidade para os participantes desses eventos.

Faça pequenos eventos no seu hostel

Crie pequenos eventos para movimentar o seu hostel.

Existe um público local que se identifica com a vibe de hostel, e que se interessa em conhecer esse tipo de empreendimento.

Faça jam sessions, bazares, feirinhas, eventos de yoga, jantares temáticos. Tudo é válido para aproveitar a estrutura que você já tem e aumentar as entradas na baixa temporada. E ainda por cima você divulga seu hostel para o público local, que sempre tem um amigo ou um primo vindo para a cidade e vai indicar seu hostel.

Invista nos nômades digitais

Cada vez mais vemos nômades digitais buscando novos ares para estabelecer sua moradia por um tempo.

Para atrair esse público, você deve investir em algumas melhorias, como por exemplo internet de qualidade, algum espaço tranquilo para se trabalhar, e principalmente um local onde ele realmente se sinta em casa.

Se você se enquadra nessa descrição, comece a divulgar que seu estabelecimento está apto para receber esse público. 

Crie estratégias de relacionamento com seus clientes 

Tente manter um relacionamento com seus clientes, verificando a satisfação pós estadia, ou mesmo tentando identificar problemas que aconteceram durante a estadia. Você pode oferecer condições especiais para os clientes que voltarem, ou oferecer alguma cortesia para um cliente que se sentiu prejudicado, elevando a satisfação do cliente.

Você pode se relacionar com os clientes através dos envios automáticos de e-mails, perguntando sobre a satisfação pós estadia, ou através de mailing, blog ou até mesmo redes sociais.

Leia mais sobre Como enviar e-mails automáticos e se relacionar melhor com seus hóspedes.

Crie um blog com conteúdo relevante

Um blog pode ser uma forma eficiente de atrair novos clientes, através de conteúdos relevantes.

Se você já identificou o seu público alvo e os eventos da sua cidade, você pode começar a incluir postagens relacionadas em seu blog, atraindo aquelas pessoas que buscam o destino por aquele motivo.

O seu blog é a porta de entrada para novos clientes. Invista em um conteúdo rico e dê mais visibilidade ao seu negócio, mesmo na baixa temporada.

Leia mais Como atrair visitas para o blog do seu hostel e fechar bons negócios.

 








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade