
- Marcus
- 22 de agosto de 2020
Enquanto o mundo começa a reabrir e a reconstruir-se após o primeiro impacto da Covid-19, diversos hostels e pousadas enfrentam um percurso difícil de volta ao topo da montanha. A experiência de hospedagem como a conhecemos até março pode muito bem nunca mais ser a mesma, ou pelo menos durante os próximos tempos. Esta é uma situação nova para todos, e não há um plano de jogo ou dica para pousada comprovados para reabrir com sucesso, após uma pandemia.
Mas isso não quer dizer que os estabelecimentos não tenham capacidade para recuperar a popularidade e lucro de outros tempos. Antes têm de ser criativos quanto à forma de erradicar os receios dos consumidores e de ajustarem as experiências dos clientes para ir ao encontro das necessidades de distanciamento social.
O primeiro passo é prezar pelo bom serviço. A partir daí, você pode pensar em soluções simples capazes de tornar a estadia de seus hóspedes realmente marcante.
A ideia é receber cada hóspede como se ele fosse o único naquele dia. Para que ele se sinta especial, comece por qualidade no atendimento, ordem e limpeza, decoração aconchegante, mostrar como a empresa está engajada em ações ambientais como economia de água, de energia elétrica, diminuição de fatores poluentes e outros itens tornam seu hotel diferenciado na percepção dos seus clientes.
Quer saber mais dicas para pousada e hostel sobre como se diferenciar da concorrência? Confira as dicas que preparamos abaixo.
Dica 1: Tenha uma boa recepção
A dica para pousada número um é a máxima de que “a primeira impressão é a que fica” certamente vale para o segmento hosteleiro. Seu hóspede muitas vezes chegará cansado de uma longa viagem, seja ela a trabalho ou lazer, e tudo o que ele deseja é simplesmente chegar e relaxar. Portanto, o check in é a oportunidade inicial para você marcar os primeiros pontos com seu cliente.
A recepção deve ser um ambiente limpo, organizado e que traga uma decoração que traduza o conceito de seu hostel ou pousada. Pense na entrada do seu estabelecimento como o seu cartão de visitas.
Lembre-se: a entrada deve fazer seu novo hóspede se sentir em casa.
Dica 2: Atendimento qualificado
Tanto no momento do check in quanto em toda a estadia, um bom atendimento – prestativo, cordial, simpático – faz toda a diferença. Esse é um ponto importantíssimo, pois não há infraestrutura de primeira linha que compense funcionários pouco engajados em ajudar o seu hóspede a obter a melhor estadia em seu hostel ou pousada.
No check in, treine seus recepcionistas para receber amigavelmente os viajantes e fazer todo o processo o mais rapidamente possível. Educação e um sorriso são itens sempre bem-vindos. Também é na chegada que as principais informações devem ser fornecidas, como horário do café da manhã, senha do WiFi, regras gerais do hostel e outros dados relevantes. Busque se antecipar às dúvidas dos viajantes. Esse ponto certamente será notado.
Caso o hóspede traga uma questão que o recepcionista não consiga responder, seu funcionário precisa se comprometer em buscar uma solução.
Durante a estadia, todo o seu staff deve estar pronto a acolher os hóspedes atendendo às suas principais necessidades. Lembre-se: educação, cordialidade e simpatia são quesitos indispensáveis nesse segmento!
Dica 3: Estadia sem toque
A dica para pousada número três é o foco em aliviar o atual maior obstáculo na recuperação do mercado – o medo dos consumidores –, muitas estabelecimentos estão aderindo o óbvio: experiências sem toque.
Este conceito vem se tornando popular há vários anos e é concretizado através de uma aplicação própria que permite aos hóspedes fazer check in e várias outras ações sem qualquer interação com a recessão. A aplicação também permite que os hóspedes solicitem serviço de quarto, reservem experiências ou conversem com os funcionários – tudo sem tocar em nada, a não ser em seus smartphones.
Dica 4: Programação externa intensificada
Sabendo que os hostels e pousadas já estão bem posicionados para capitalizar o que muitos especialistas preveem que seja um aumento nas viagens locais, as experiências únicas ao ar livre são uma ótima maneira de distinguir a sua marca da concorrência e aproveitar ao máximo a procura do turista.
Seja uma excursão de escalada, uma experiência de pesca, uma aventura em uma cachoeira ou caminhada por trilhas, ter uma programação robusta de experiências (com guias especializados) será um divisor de águas nos próximos meses e até anos.
Dica para pousada 5: Café da manhã
Comida farta e variada certamente será um fato decisivo para que seu hóspede comece o dia com o pé direito. Se puder, coloque etiquetas em português e inglês esclarecendo o que é e que ingredientes contém seus pães, bolos, salgadinhos, ovos mexidos, etc. Não se esqueça de que muitas pessoas não podem ingerir glúten ou estão em dieta – e surpreenda-as com alimentos adequados para seus regimes.
Outra dica para pousada ou hostel é apostar em comidas típicas da região. Busque opções de receitas tradicionais em sua cidade ou estado e lembre-se de informar os hóspede dessa sua preocupação para agradá-lo. Mais do que uma refeição, ao prover esses alimentos você estará proporcionando um momento de imersão na cultura local, tornando a estadia uma parte decisiva – e marcante – da viagem.
O que achou de nossas dicas? Agora é hora de se preparar para a retomada das atividades e captar hóspedes cada vez mais fiéis à sua marca! Aproveite e assine a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.