Hashtag: saiba como utilizá-las nas redes sociais do seu hostel e aumente o alcance dos posts

Hashtag: saiba como utilizá-las nas redes sociais do seu hostel e aumente o alcance dos posts

Atualmente, uma das perguntas mais frequentes de quem está começando a promover seu empreendimento na internet são: “precisamos mesmo usar esse jogo da velha?” ou então “para que é que serve mesmo esse símbolo # junto com as palavras?“. Reunimos então diversas dicas, ferramentas, cases e estratégias de como utilizar o recurso da hashtag, às vezes, escondido dos usuários menos instruídos.

Mas afinal, o que é uma hashtag?

Tags são palavras-chave ou termos associados + hash, que poderia ser definido como pedaço ou partes, então se você tem um assunto e você resume ele com uma palavra-chave, a hashtag será o pedaço chave do seu conteúdo.

Quando então colocado juntamente com o símbolo # nas redes sociais que utilizam esse recurso como indexação e busca, principalmente o Twitter e Instagram, o conjunto se transforma num hiperlink onde o resultado listará todos as postagens que utilizaram a mesma hashtag.

Conhecidas antes como cerquilha, sustenido ou até mesmo jogo da velha, esse símbolo tão inofensivo criou uma força exorbitante no Twitter e logo que o mundo notou o seu potencial segmentador, ela se tornou presente na maioria dos aplicativos de redes sociais, sendo hoje utilizada também no Instagram, Facebook, Pinterest e Google+. 

As redes sociais são o local que nos direcionamos quando queremos compartilhar algo, seja algo positivo ou negativo. Porém no meio de tantos comentários, curtidas e publicações, como filtrar o que te interessa ou não?  É nesse momento que as hashtags entram no jogo para facilitar a vida dos usuários.

Ótimas para turbinar as postagens do seu hostel nas redes sociais, como tudo na vida é preciso ter limites. Então, antes de sair colocando hashtags em tudo que envolve seu empreendimento ou região, aprenda a fazer isso da maneira correta e atraia realmente leads qualificados (aqueles que realmente poderão ser seus hóspedes), chame atenção de novos visitantes, gere engajamento, aumente suas reservas diretas e faça valer seu investimento em Marketing Digital.

Como seu hostel pode usar as hashtags?

Basta apenas colocar a cerquilha e a palavra-chave principal que melhor se encaixa com a sua publicação, sem utilizar espaço.

Exemplo: se seu hostel fica em frente a uma praia, use sempre uma ou mais palavras chaves que mais estão sendo utilizadas. 

Leia também: descubra qual o melhor horário para postar nas redes sociais do seu hostel

8 dicas de como NÃO utilizar as hashtags

Por mais simples que seja usar as hashtags, é preciso ter atenção para alguns detalhes que podem dificultar e até mesmo inutilizar sua estratégia.

Fuja das muito populares

Quando é utilizada uma hashtag muito popular, como #férias, #TBT ou #FicaDica, só para aparecer em uma página que é muito acessada. O fluxo de postagem é muito alto, então a sua poderá se perder e não ser visualizada por pessoas reais e engajadas como o tema.

Não use espaço entre as palavras

Quando você separa as palavras com espaço em branco, o código não consegue entender que aquela palavra faz parte da criação do hiperlink, deixando de fora a informação que você queria adicionar.

Invenção de hashtags

Evite criar novas hashtags, além das que já utiliza com o nome do seu hostel ou região. Claro que aqui não estamos falando de uma hashtag criada para rastrear uma ação, como #ToAquiNoHostelX – que mostrará todas as fotos que seus hóspedes fizeram em suas instalações.

Evite hashtags extensas

Nada de colocar #meuhosteléomelhordomundosomosdemais. Ou usuário vai ignorar completamente o que está escrito, ou não vai entender. Sentenças muito longas dificultam o entendimento, além de não criar um tópico válido, pois as pessoas não estarão usando aquilo. Perdendo assim seu conteúdo na rede.  

Utilize letras maiúsculas no início de cada palavra

Se a sentença for curta, há quem não coloque as primeiras letras da palavra em maiúscula, contudo para facilitar a leiturabilidade do usuário, o ideal é manter as primeiras palavras em maiúsculo.

Ex: #LuaDeMelEspecial , ao invés de #luademelespecial.

Não utilize uma hashtag em cada palavra

Não ache que só por que ela serve de tópico que você pode fazer #meu #hostel #é #sensacional #pra #caramba. Isso será completamente inútil, não vai servir para segmentar, muito menos criar tópicos relevantes. Pelo contrário, o usuário vai observar a falta de domínio com as redes.

Utilize uma boa ortografia

Revise tudo o que foi escrito antes de ser postado. Um erro e sua hashtag não será anexada ao tópico desejado. Por essa razão, não utilize as sentenças longas, já que você mesmo pode não compreender o que escreveu. Então fique atento, releia para ter certeza de que tudo está nos conformes.

Colocando em Prática

Chegou o momento de colocar a mão na massa! Agora que você já sabe o que são, para que servem e como não usá-las, está na hora de colocar em prática e turbinar as postagens do seu hostel nas redes sociais.

Primeiro, enumere as hashtags por redes sociais. No Facebook use no máximo três e no Instagram, quatro.

Após isso, escolha as que melhor se encaixam com o conteúdo que irá apresentar. Elas precisam ser pensadas de maneira estratégica. Então idealize seu hóspede e pense em como ele pesquisaria o assunto abordado nas redes sociais, a partir daí é possível acertar o alvo em cheio. 

Vantagens em utilizar hashtags

Um dos benefícios de usar as hashtags, além de aumentar a visibilidade do perfil e das publicações, é que também servem para facilitar na procura de fotos, vídeos ou simplesmente ideias publicadas.

Outra vantagem é que como elas deixam rastros, tornam a sua marca fácil de localizar pelos clientes na internet e também ajudam a medir a popularidade das suas ações de marketing.

Cada rede social tem peculiaridades e vale procurar quais são aquelas que as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

Na rede preferida pelos brasileiros, o Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, sem falar que podem seguir apenas posts por hashtags, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem uma sensação, como #TôFelizNaBahia, também são bem comuns.

Sendo utilizadas com moderação e de forma estratégica, as hashtags são excelentes aliadas no Marketing Digital, pois ajudam a melhorar o alcance dos posts, a interagir com seus seguidores e a divulgar seu hostel.

Portanto, vamos colocar em prática? Aproveite essas dicas para começar a testar qual a hashtag melhor se encaixa com seu estabelecimento e aumente o engajamento das suas publicações gerando uma propaganda gratuita baseada no boca a boca digital, ou seja, hashtag por hashtag. E é claro, continue acompanhando os novos conteúdos da hqbeds! 🙂

Imagens: Pexels, Unsplash.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade