
- Marcus
- 12 de novembro de 2020
A sazonalidade é um fator existente em diversas áreas, mas na área do turismo e hotelaria ela é ainda mais evidente. Saber como trabalhar a sazonalidade na propriedade é um assunto recorrente dentro das discussões e debates do setor turístico de todo o mundo.
Isso porque a demanda turística em determinadas épocas se relaciona diretamente ao desempenho financeiro das instituições turísticas, sejam elas da hotelaria, agências de viagens, companhias aéreas, atrativos turísticos e até gastronomia.
A temida sazonalidade é inevitável, e quando não é bem administrada pode ser a causadora da falência de muitas empresas. Apesar de ser algo que acontece todo ano, muitos hoteleiros se veem despreparados para esse momento, em função da falta de controle e organização do negócio.
Mas nem tudo está perdido: através de uma gestão eficiente, é possível contornar a sazonalidade na hotelaria, acompanhando a mensuração dos números e indicadores do seu hostel. Confira nossas dicas!
Entendendo a sazonalidade na hotelaria
Todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de uma empresa é considerado sazonalidade.
Na hotelaria, esse período pode, por exemplo, ser marcado durante o inverno ou em épocas de temperatura baixa. São situações em que as reservas caem drasticamente, afetando seu faturamento.
Mas nem sempre a sazonalidade é negativa. Ela funciona também como um alavancador de vendas em épocas de alta, como Natal, férias, Ano Novo, Carnaval, uma vez que há um grande aumento de viagens e procura por hospedagem.
Dessa forma, é fundamental estudar bem a sazonalidade da sua localidade e aproveitar essas ocasiões para organizar a gestão do seu hostel, se aproveitando dos períodos de alta e enfrentando os períodos de baixa movimentação, a fim de minimizar os prejuízos.
Mas a sazonalidade também é afetada por acontecimentos de influência sistêmica, como por exemplo crises financeiras, ou a pandemia do coronavírus, em que estamos vivendo. Por isso, você deve estar preparado para possíveis interferências no poder de consumo do seu público.
O que fazer para superar a sazonalidade
Diante dos desafios recorrentes da baixa temporada, muitos hoteleiros acabam fechando suas portas nos períodos de menor movimento. Mas atitudes tão drásticas como essa podem ser evitadas com um bom planejamento, criatividade, disposição para o trabalho e estratégias que podem gerar valor e contribuir para alavancar o negócio durante este período.
-
Entenda seu período sazonal
Não adianta ler, estudar e se basear em cases de sucesso ou de fracasso. Você deve, antes de tudo, entender qual é o período sazonal do seu negócio. Cada negócio funciona de uma forma, dependendo da localidade, do público alvo, dos atrativos turísticos locais, etc.
Em geral, o calor é um fator de alta temporada, mas destinos como Gramado e Campos do Jordão se beneficiam das baixas temperaturas, por isso você deve estudar a fundo as suas condicionantes e definir seus períodos de sazonalidade, para criar estratégias e planos de ações que sejam relevantes para o seu tipo de negócio, e que gerem resultados positivos.
-
Controle as finanças
Conhecer todas as despesas (sejam elas fixas ou variáveis) e controlar o fluxo de caixa, são tarefas fundamentais para entender de onde vem os maiores gastos e qual área precisa de mais investimentos. Lembrando que essa é uma dica que não vale apenas para os momentos de baixa, mas sim para o sucesso do negócio a longo prazo.
O controle financeiro constante, que mostra os dados históricos da sua movimentação, é essencial para analisar o crescimento do seu hostel ou pousada, e é um indicador importante na hora da tomada de decisões para traçar estratégias para lidar com a sazonalidade.
-
Disponibilize promoções
Promoções podem ser um bom atrativo para aquele turista que viaja fora das grandes temporadas, já que ele, provavelmente, se sentirá motivado a ir para o seu estabelecimento. Condições melhores, pacotes, serviços inclusos, entre outros, podem ser importantes chamarizes para que você consiga conquistar a atenção do seu público em potencial.
Por isso, prepare promoções estratégicas para os períodos de baixo movimento, que podem ser dos seguintes modelos:
- oferta de uma diária a cada duas reservas;
- desconto para o terceiro hóspede que fizer a reserva;
- café da manhã ou refeição grátis durante determinado mês para os hóspedes;
- desconto nos tours oferecidos pelo hostel em determinado período;
- serviços oferecidos pelo hostel com desconto;
- serviço de tour pela cidade gratuito para quem realizar as reservas em determinado período, entre outros.
Dessa forma, aqueles que já se sentem tentados a viajar poderão se sentir impulsionados a se direcionarem para o seu hostel ou pousada nesses períodos.
-
Promova eventos diversificados
Uma das formas de atrair mais pessoas para seu hostel ou pousada é promovendo eventos diversificados ao longo do ano. Nos meses em que o setor hoteleiro mais sofre com a falta de feriados e eventos, é possível utilizar essa alternativa para conseguir atrair mais público.
Eventos diversificados podem ser organizados nas mais diferentes áreas. Por exemplo, o hostel pode ser parceiro de um congresso ou show que será realizado na cidade. Assim, seu negócio poderá receber os participantes, aumentando o número de reservas nesse período.
Festas também podem ser realizadas, caso seu negócio conte com um espaço para esse fim, oferecendo condições especiais para aqueles que decidirem se hospedar no local. Mesmo que o valor obtido por diária nesse dia seja reduzido, é melhor do que ter quartos vazios.
Além disso, o perfil de gastos de um hóspede de evento é diferente daquele que viaja a lazer, gastando, em média, de 50% a 4 vezes mais do que esse segundo perfil, principalmente com alimentação e serviços.
-
Faça parcerias
As parcerias são muito importantes para o crescimento do seu negócio.
Parcerias com produtores de eventos, com universidades e faculdades que realizem congressos e seminários, com empresas de turismo da região que realizem city tours, entre outros, são muito produtivas para o seu negócio, principalmente nesses períodos de baixa temporada.
Como falado anteriormente, você pode realizar parcerias com os organizadores de determinado congresso, que divulgarão seu hostel ou pousada como um dos recomendados para os participantes, oferecendo um percentual de desconto nas diárias.
Contornar a sazonalidade na hotelaria é fundamental para que você consiga equilibrar suas finanças. Afinal, os períodos de alta temporada precisam fornecer subsídios para os momentos em que há uma baixa na procura do seu hostel ou pousada.
Mas lembre-se: além de todas as ações descritas, é necessário ter um bom controle financeiro, para que as contas fechem e seu negócio consiga se manter de pé, com rentabilidade e lucro ao longo de todo o ano. E para te ajudar ainda mais, confira um ‘Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas’. Através desse material, você vai aprimorar a gestão da sua propriedade com eficiência e sem passar sufoco!
Gostou da nossa matéria? Compartilhe e comente abaixo!