Dicas hqbeds: saiba como responder avaliações online de seu hostel – com profissionalismo e bom humor

Dicas hqbeds: saiba como responder avaliações online de seu hostel – com profissionalismo e bom humor

Hoje em dia, a reputação online é um grande fator de sucesso entre os melhores hostels do mundo, e agora os sites de opinião são tão importantes quanto o boca-a-boca e os guias de viagem. As avaliações escritas pelos seus clientes nas páginas do Booking e Tripadvisor, por exemplo, podem ser vistas por qualquer um, e é por isso que precisam de toda a sua atenção. 

Consideradas como um grande fator de decisão, as avaliações exercem um impacto importante na escolha dos consumidores. Os usuários se baseiam sobretudo nas experiências de outros clientes quando escolhem entre vários hostels. Porém, a reputação digital é uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que os comentários positivos atraem vários clientes para o seu estabelecimento, alguns comentários negativos podem fazer você correr o risco de perdê-los.

Para garantir a satisfação de seus clientes, a hqbeds aconselha você responder a todos os comentários, e não apenas às avaliações negativas. Por quê? Se responder somente às críticas negativas, você dará a impressão de se importar apenas com esses comentários, sem se dar o trabalho de agradecer os clientes que deixam avaliações positivas e que promovem o seu hostel.

Pensando nisso, a hqbeds preparou algumas dicas sobre como responder suas avaliações online, sejam elas negativas ou positivas. Vamos lá? : )

Por que responder suas avaliações online?

Responder aos comentários é um bom meio de monitorar a imagem de seu hostel. Portanto, é necessário receber as avaliações do jeito certo para se beneficiar das críticas deixadas pelos usuários. Até mesmo as mais “sem noção”, por elas existem. 

Veja abaixo 5 bons motivos para responder avaliações online sobre seu hostel:

  1. A capacidade de resposta e a transparência dos proprietários de hostel são muito apreciadas pelos usuários. Um proprietário que responde às avaliações deixadas pelos clientes despertará mais simpatia dos usuários do que um que aparenta estar “nem aí”.
  2. Se o cliente dedicou seu tempo para deixar uma avaliação na página de seu hostel, é normal que você dedique um pouco do seu tempo para lhe retribuir. Responder às avaliações dos hóspedes é um incentivo para que ele volte ou indique para amigos.
  3. Ao responder aos seus clientes, você se mostra disposto a ouvir críticas e aprender com seus erros. E é claro, fortalecer os acertos.
  4. Isso permite que você crie um vínculo e, assim, aumente a confiança e a proximidade com seu público.
  5. Responder aos comentários pode se tornar uma vantagem para o posicionamento natural do seu hostel. As avaliações, bem como as respostas, aparecem nos resultados dos mecanismos de busca, por isso aproveite para posicionar. É muito simples: basta mencionar o nome do estabelecimento e acrescentar as palavras ou os adjetivos que deseja associar ao nome do seu hostel.

hqbeds

Leia também: Joy Hostel: conheça essa história de sucesso

Como responder avaliações online e se posicionar de forma efetiva na internet:

  • Não demore para responder, é importante que você demonstre aos clientes atuais e futuros que é solícito.
  • Comece agradecendo o cliente, independentemente da natureza do comentário. Satisfeito ou não, o cliente dedicou um pouco de seu tempo para escrever uma avaliação sobre o seu hostel.
  • Quando um cliente publica uma avaliação positiva, isso traz um impacto positivo para o seu hostel. Mostre que isso lhe toca, mas sem forçar a barra ou muito exagero.
  • Evite respostas prontas. Os clientes darão mais valor a uma resposta pessoal. Não é aconselhável copiar e colar: você corre o risco de ofender os clientes que até então estavam satisfeitos. Cite nomes ou apelidos e assine com seu nome para deixar a mensagem mais pessoal e criar mais proximidade. Um bom vínculo profissional pode gerar até grandes amizades.
  • Tome cuidado com a ortografia e a gramática. Uma resposta clara, bem construída e escrita corretamente é sempre o mais indicado.
  • Adote uma atitude profissional, cordial e calma em todas as circunstâncias. Uma boa dose de bom humor também pode cair bem, mas sem ser inconveniente.
  • Se um cliente estiver satisfeito, aproveite para promover futuros eventos e incentive-o a voltar. E a trazer novos amigos, é claro! 

Anotou as dicas? Agora é só aproveitar e colher os melhores resultados para seu hostel! Continue acompanhando o blog da hqbeds e confira os próximos conteúdos!

Imagens: Unsplash.







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade