Alimentar manualmente todos os canais periodicamente é uma tarefa que demanda muito tempo e paciência. Por isso, o uso de um channel manager para uma gestão otimizada é imprescindível.

O channel manager é um gestor de canais (OTA´s) que permite que você atualize de forma centralizada e automatizada a disponibilidade e tarifas do seu hostel, hotel ou pousada, nos canais em que ele está sendo distribuído, e ligar todas essas plataformas a uma única ferramenta de gerenciamento, que é otimizada estando ligada ao sistema de gestão (PMS) do seu estabelecimento. 

Quando você escolhe o sistema correto, o channel manager pode aumentar as suas reservas e ajudá-lo a gerar mais receita para sua propriedade, além do mais importante, evitar overbookings.

Por que eu preciso de um Channel Manager?

No dia-a-dia nos vemos envoltos por diversas funções. Além da preocupação com atendimento e a satisfação dos hóspedes, também temos a função de gestores, e é preciso gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs, lidar com imprevistos e situações que surgem quando você menos espera, etc.

Se você faz a gestão das suas reservas manualmente, atualizando todos os canais e disponibilidade de quartos a cada negócio fechado, você está desperdiçando tempo. E tempo, meu amigo, é dinheiro. O seu tempo gasto nessa tarefa pode ser muito melhor utilizado para outras tarefas de gestão.

Você terá um aumento de produtividade e melhor assertividade com o uso de um gestor de canais.

Então como escolher o melhor sistema para meu estabelecimento?

O ideal é escolher um gestor de canais que seja integrado ao sistema de gestão hoteleira (PMS), assim, o channel manager atualiza o sistema automaticamente sempre que uma reserva é efetuada em qualquer um dos canais de vendas.

Da mesma forma, quando acontece uma venda direta, tanto com a recepção quanto pelo seu motor de reservas, e essa informação é lançada no mapa de reservas, o gestor atualiza a oferta de quartos nos canais de vendas. Tudo funciona de forma automática, o que poupa tempo e evita falhas humanas. 

Atualmente existe uma gama muito grande de produtos no mercado. Entender suas necessidades e o sistema perfeito para o seu estabelecimento não é uma tarefa fácil, mas apresentamos aqui algumas dicas de como escolher o melhor channel manager para o seu negócio:

1- Escolha um Channel Manager integrado a um sistema que é a cara do seu negócio

A principal dica é escolher um sistema que tenha conexão a um PMS (sistema de gestão de propriedade), pois juntos, eles funcionam em perfeição.

Todas as vendas fechadas, além de serem sincronizadas em todas as suas plataformas, irão direto para o seu sistema de gestão, sem ter trabalhos manuais, facilitando sua rotina e otimizando sua gestão.

Existem diversos PMS no mercado, mas escolher o ideal para seu negócio vai fazer toda a diferença.

O hqbeds é um sistema nacional, desenvolvido por donos de hostel, que possui todas as funcionalidades que seu negócio necessita. Possui um channel manager integrado, evitando erros de conexão entre plataformas diferentes e aumentando a eficácia. Por ser desenvolvido por donos de hostel, ele está em constante atualização, de acordo com a demanda co mercado.

2- Analise a quantidade de canais disponíveis

Um channel manager precisa, necessariamente, ser conectado ao máximo de canais possíveis, pois quanto mais divulgada for a sua disponibilidade, maiores as chances das vendas acontecerem. As plataformas digitais são suas vitrines no mercado, e quanto maior for sua divulgação, mais negócios você terá possibilidade de fechar.

Em geral, os melhores sistemas de gerenciamento de canais disponíveis no mercado oferecem acesso a uma gama enorme de canais integrados, que podem servir como meio para alcançar clientes de todo o mundo.

E o hqbeds é um deles! Oferecemos mais de 100 canais de conexão, para que seu negócio tenha uma vitrine bem diversificada.

3- Tenha conexão com um motor de reservas próprio

Muitos clientes analisam os buscadores somente para fazer a escolha do estabelecimento em que querem se hospedar, e depois entram em contato direto com o estabelecimento, podendo fazer o fechamento da venda através do próprio motor de reservas, sem passar pelas OTAs. 

Dessa forma, o hostel paga menos comissões às plataformas, e consegue ter a conexão e atualização das vendas fechadas em tempo real com todas os canais utilizados.

A hqbeds possui motor de reservas em todos os planos, sem comissões e sem taxas extras!

4- Avalie o valor do investimento

O valor do investimento é um dos fatores que pesam muito na decisão final, mas esse não deve ser o ponto mais importante para sua escolha, sobretudo porque o gestor de canais é um retorno certeiro obtido a longo prazo.

Por isso, no momento de escolher em qual ferramenta irá investir, o administrador precisa analisar que, se optar pela mais barata, pode perder os benefícios fornecidos por outra mais completa, mas com um valor mais elevado.

Nesse exemplo, como em muitos outros, o barato realmente sai caro!

Muitos dos sistemas mais baratos não possuem suporte eficiente, além de uma maior possibilidade de erros.

5- Confira a automação

A atualização manual de preços nos sites de todos os parceiros é uma tarefa muito trabalhosa, que consome pelo menos algumas horas de trabalho, às vezes envolvendo mais de uma pessoa.

Com o channel manager, você só precisa atualizar as tarifas em uma plataforma: o seu PMS. Nesse cenário, escolha um sistema que tenha uma plataforma de fácil manuseio, onde você possa configurar temporadas inteiras de forma rápida e fácil.

Existem ainda ferramentas que fazem a Precificação Automática, através do Revenue Management, e automatizam sua estratégia de preços visando maximizar sua receita e ocupação, levando em conta a oferta e a demanda disponíveis.

 

Investir em um gestor de canais pode ser um ponto de virada para o negócio. Por isso, contratar uma empresa especializada em soluções tecnológicas com foco em hostels e pousadas faz toda a diferença.

Escolha uma empresa que desenvolve suas próprias tecnologias, com base na satisfação e recomendação de seus usuários, sendo uma ferramenta em constante atualização, como a hqbeds.

Contratar um gestor de canais é indispensável para aumentar a produtividade e em consequência, aumentar os lucros de sua empresa!

 

Quer saber mais? Agende uma demo sem compromisso aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade