Channel Manager: o que é e como pode ele ajudar no motor de reservas?

Channel Manager: o que é e como pode ele ajudar no motor de reservas?

Precisa otimizar a distribuição dos seus produtos e serviços e aumentar as vendas do seu hotel, hostel ou pousada? Um sistema channel manager hoteleiro, também chamado de gestor de canais, integrado a outros sistemas de gestão hoteleira, como ferramentas de PMS e motor de reserva, é uma das soluções mais eficazes para potencializar seu negócio.

Quer saber o que é channel manager hoteleiro, quais seus benefícios e como escolher o melhor sistema para sua empresa? Confira as dicas da hqbeds e fique por dentro das vantagens de otimizar o seu trabalho!

Channel Manager: o que é, afinal?

Se você quer aumentar as taxas de ocupação do seu hotel, pousada ou hostel, uma excelente alternativa é anunciar sua propriedade em diferentes canais de venda, certo? Porém, se esses canais não forem bem administrados, o que parecia uma boa solução pode acabar se tornando um grande problema para o seu negócio.

Para evitar essa dor de cabeça, existem os channel managers, ou gerenciadores de canais de venda, que são softwares com recursos que permitem centralizar em uma única plataforma a gestão de diversos canais de reserva. 

Esse tipo de software automatiza tarefas como a publicação de acomodações nos canais de reservas online, e pode fazer a atualização de preços e disponibilidade em tempo real. Ele também consegue realizar a gestão de diferentes tipos de tarifas, centralizando todas as reservas em um único painel de controle.

Para que serve um Channel Manager?

Para hotéis, hostels ou pousadas que querem aumentar as chances de venda, anunciando suas acomodações em mais de um canal online, o uso de um channel manager é indispensável. E o melhor é que seu custo-benefício é excelente, pois o uso desse tipo de software dá mais tranquilidade e segurança aos processos de reservas.

O uso de um gerenciador de canais de venda ajuda, dentre muitas outras coisas, a controlar as reservas e a evitar a venda de mais acomodações do que se tem disponível, o chamado overbooking.

Principais vantagens em utilizar um Channel Manager

São diversas as vantagens em contar com um software automatizado de gestão de canais de venda, mas é preciso destacar algumas delas:

Atue em multi canais e fortaleça sua distribuição

Manualmente, pode ficar inviável operar em muitos sites de reservas, não é mesmo? Como estar presente em diversos motores de busca online sem contar com pessoal? Ou tecnologia capaz de automatizar o volume de reservas? Como saber quais acomodações estão disponíveis para determinado período?

Ao computar e centralizar todas essas informações automaticamente, um channel manager permite que sua empresa opere em multicanais tranquilamente.

Desse modo, sua empresa fortalecerá a distribuição de sua hospedagem. Ao mesmo tempo, dará conta do volume de informações gerado por seus respectivos canais de aquisição.

Ganhe mais produtividade e aumente suas vendas

Sem a aquisição da tecnologia adequada, sua equipe precisa checar a disponibilidade de acomodações a partir das reservas em OTAs, site, parceiros e etc. Isso diminui a produtividade e, consequentemente, reduz suas vendas.

Por outro lado, ao contar com um gerenciador de canais hoteleiro, seu time passa a focar naquilo que de fato importa: aumentar o faturamento da sua empresa.

Assim, sua recepção fica liberada para atender os hóspedes, enquanto o departamento de vendas negocia com os leads gerados pelas ações de marketing hoteleiro.

Reduza o risco de overbooking e torne a imagem do seu hotel, hostel ou pousada mais positiva

Nada melhor para um estabelecimento do que receber cada vez mais hóspedes.

Quando não há quartos para atender a todos os que chegam, na verdade, isso é um problema. É o que chamamos de overbooking. Ou seja, quando um hotel, hostel ou pousada vende mais reservas do que a capacidade do estabelecimento dentro de um determinado período.

O cliente do mercado hoteleiro está cada vez mais exigente e espera experiências completas de turismo dentro da sua propriedade. Nesse sentido, nada mais frustrante para o consumidor do que chegar ao local e descobrir que não há vagas, mesmo depois de ter fechado a compra.

Caso isso aconteça, as chances de perder esse cliente são consideráveis. Pior, essa experiência negativa pode ser compartilhada nas redes sociais, entre amigos e conhecidos e acabar prejudicando a imagem da sua empresa.

Logo, é fundamental evitar overbookings a fim de construir uma presença digital sólida e aprovada pelos seus clientes. Para isso, é necessário unir as informações e atualizar a disponibilidade das vagas por período.

Tenha um controle tarifário e evite problemas com parceiros

É fundamental que a precificação em hotéis, hostels ou pousadas siga o contrato com as OTAs. Nesse sentido, vale destacar que os preços das ofertas devem ser iguais em todos os canais.

Porém, é inviável regular os preços manualmente em todos os canais quando é preciso reagir ao mercado com uma promoção. Por exemplo, se você pensa em como atrair hóspedes na baixa temporada, talvez esteja considerando ajustar seu tarifário com promoções para o período.

O sucesso das campanhas depende da agilidade e eficiência das publicações de cada oferta. Logo, liberá-las apenas quando alinhar os preços em todos os canais de forma manual reduzirá os resultados em marketing digital e vendas.

Um channel manager permite a atualização do seu tarifário em multicanais, o que evita penalizações em OTAs e também otimiza a implementação de ofertas no momento ideal por período.

O que achou da ideia de adotar um channel manager para gerenciar seus canais de venda? Aproveite e baixe nosso material “Introdução à gestão de hostels e pousadas”.

Introducao-a-hostel-e-pousada








Os comentários estão desativados.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade