
- Karin Nisiide
- 18 de fevereiro de 2021
As previsões sobre o crescimento da inteligência artificial e da robótica estão cada vez mais próximas da realidade, especialmente no que diz respeito à experiência dos hóspedes durante a estadia e à Automação hoteleira e dos processos de reserva durante a viagem, visando proporcionar experiências cada vez mais personalizadas e, assim, completas. Afinal, nesta era digital, a tecnologia já faz parte das expectativas dos clientes.
Dessa forma, fazer uso correto dessas ferramentas representa uma oportunidade de posicionar melhor o seu hotel, hostel ou pousada e, desse modo, aprimorar seu negócio e fidelizar seus hóspedes.
É fundamental ter em mente que os adventos digitais surgem para auxiliar o ser humano, não para substituí-lo. Ou seja, o hóspede, sobretudo o brasileiro, ainda requer atenção e atendimento humanizado, mas a automação hoteleira utilizada da forma adequada pode otimizar – e muito – qualquer gestão, desde um hostel pequeno até uma grande rede hoteleira.
Dentro de um cenário pandêmico, a tecnologia e automação dos processos é ainda mais imprescindível, dando maior segurança e conforto, tanto aos hóspedes quanto aos colaboradores.
Vantagens da automação hoteleira na fidelização de clientes
Independentemente do ramo de atuação, captar, reter e fidelizar clientes é uma tarefa árdua. No segmento hoteleiro, a fidelidade é um desafio ainda maior mediante os obstáculos inerentes aos tempos de crise. Entretanto, é possível alcançar esse objetivo por meio de estratégias de relacionamento com o hóspede.
Dessa forma, um bom sistema de gestão pode auxiliar ao gestor na hora da satisfação e fidelização do hóspede, da seguinte forma:
Fácil acesso ao cadastro de hóspedes
Ter um cadastro de hóspedes hoje em dia não é mais uma opção, e sim uma grande oportunidade para seu hostel. Estrategicamente falando, este é um processo que poderá lhe trazer muitas vantagens, seja em agilizar o check-in daquele hóspede frequente, ou surpreender com um desconto, aquele que se hospeda pela segunda vez.
Além disso, com um sistema automatizado, você pode fazer campanhas de e-mail marketing, atuando na fidelização de clientes, e atraindo mais reservas diretas, através da ferramenta de envios de e-mail automático. Portanto, se você não tem o cadastro de hóspede como processo definido na recepção do seu hostel, deve se preparar para melhor atender no pós-pandemia.
Desse modo você também terá informações relacionadas à passagem deste pelo seu hostel e a recorrência em que ele o visita. Além de ter um histórico completo sobre suas preferências, restrições e até reclamações. Tudo isso, além de otimizar o tempo do processo, melhora o relacionamento entre o seu hostel e o hóspede, causando uma boa impressão desde o início da estadia.
Eficiência na comunicação com o hóspede
Já pensou em fornecer atendimento ao cliente por 24h, durante todos os dias da semana e, ainda, informar com precisão e rapidez quais os dias disponíveis para a realização de reservas diretas?
Essa ferramenta é a automação por meio de chatbot integrado ao seu sistema de reservas.
Um chatbot é um tipo de “robô” de bate-papo, que faz alguns atendimentos básicos ao cliente. Isso pode ser dentro do site ou em redes sociais.
Assim, o hoteleiro programa esses chats com as respostas para perguntas frequentes dos clientes, agilizando o atendimento e fidelizando o cliente.
Segurança de informação na hospedagem pós-pandemia
Com o auxílio da automação no hostel no pós-pandemia, todos os dados das hospedagens e das reservas ficam armazenadas eletronicamente, com cópias normalmente automáticas.
Fazer a gestão do seu hostel apenas com papéis é um grande risco, podendo acarretar perdas ou esquecimentos, falta de informações, dados imprecisos, dificultando qualquer planejamento e tomada de decisões futuras.
Check in online
O uso do check in online diminui o risco de contaminação através de canetas, formulários, superfícies utilizadas para o preenchimento de dados, etc. O hóspede pode fazer toda a tramitação através do próprio celular, sem contato físico algum na recepção. E, quando ele chegar ao espaço, o check in estará feito, podendo ir diretamente para o quarto, minimizando as chances de contato e de possíveis transmissões.
Dessa forma, o atendimento na recepção se torna mais ágil e assertivo, aumentando a satisfação do cliente e uma possível fidelização, além de assegurar segurança e confiança dos processos.
Automação de pagamentos
Existem ferramentas de automação de pagamentos onde o cliente pode fazer o pagamento automático através do motor de reservas e cadastrar o cartão de crédito no check in online. Dessa forma, todos os pagamentos, inclusive os consumos, poderão ser descontados com um só click, dentro do sistema.
Com essa ferramenta, sua recepção não precisa manusear dinheiro ou cartão de crédito do hóspede. Isso diminui o risco de contaminação dos seus colaboradores e aumenta a própria segurança dos hóspedes na pandemia.
Fluxo de caixa no pós-pandemia
Os recursos pós-pandemia precisam ser muito bem administrados para a retomada dos trabalhos. Além disso, só quem administra um estabelecimento sabe o que é ter que lidar com tanta informação, documentos e contas e da importância da automação hoteleira.
Lidar com dinheiro não é uma questão muito fácil, e uma má administração financeira, pode jogar todo o esforço investido no seu hostel e na captação de clientes por água abaixo. A boa notícia, é que com o auxílio de um sistema de gestão de hostel você pode gerenciar suas receitas e despesas com muito mais facilidade, principalmente quando a pandemia passar.
Para a indústria hoteleira, todas essas tecnologias desempenham um papel importante, especialmente em relação ao futuro das empresas e em como a inovação pode ajudar a melhorar o desempenho, eficiência e produtividade da empresa e como consequência, a fidelização de seus hóspedes!