
- Marcus
- 10 de setembro de 2020
Você sabe o que é hostel? No momento de escolher a melhor forma de hospedagem para a sua viagem, muitas pessoas acreditam ser simples se decidir entre hotel, hostel, pousada, albergue ou até mesmo um resort. Porém, o fato é que cada uma dessas opções tem suas próprias particularidades, o que faz com que varie muito os valores das diárias, o tipo de acomodação e os serviços ofertados.
Por esse motivo, quem não conhece a diferença entre eles deve ficar atento. É preciso entender bem o que há entre essas alternativas de hospedagem disponíveis, para que sua viagem seja inesquecível e que você possa aproveitar de forma eficiente todos os dias de passeio.
Neste post mostraremos as principais diferenças entre eles e como escolher o ideal para superar suas expectativas. Confira agora o que é hostel, hotel albergue, pousada e resort, aqui no blog da hqbeds.
Você sabe o que é hostel? E os outros meios de hospedagem: hotel e pousada?
-
Hotel
Os hotéis são, possivelmente, a primeira opção de muitos viajantes – especialmente daqueles que não possuem o orçamento muito limitado. Estes estabelecimentos oferecem acomodação em quartos privados e possuem como grande atrativo a segurança, a disposição de uma equipe preparada para servir seus hóspedes, o conforto e a facilidade em fazer reservas.
No entanto, vale lembrar que existem diferentes classificações para a qualidade dos hotéis, que podem ter de uma a cinco estrelas, fator que afeta também o valor das diárias. Além disso, a impessoalidade dos hotéis pode ser algo que afasta alguns viajantes que buscam uma experiência mais autêntica e pessoal na cidade que visitam.
-
Pousada
As pousadas são mais comuns em cidades turísticas de pequeno ou médio porte e costumam ser ótimas alternativas para as famílias por terem uma estrutura menor e mais intimista. Geralmente são formadas por chalés, bangalôs ou edifícios de até três andares.
Podem ser mais simples ou mais aconchegantes. Nelas os serviços como recepção, acomodação e alimentação possuem escala menor do que os hotéis devido a sua estrutura. Outros atrativos dessa modalidade de hospedagem são o atendimento mais personalizado e preços mais convidativos.
-
Hostel
Um hostel é um tipo de acomodação na qual os hóspedes dividem quartos (que geralmente possuem beliches) e demais aposentos, como o banheiro e a cozinha, com outras pessoas. Este tipo de acomodação atrai principalmente viajantes com orçamento limitado, mas também pessoas que viajam sozinhas e encontram nos hostels uma forma de socializar e fazer amigos.
Em todo mundo, existem hostels para todos os gostos e bolsos: é possível encontrar desde hostels luxuosos e temáticos, com diárias equivalentes a de hotéis, até locais mais simples onde o objetivo é simplesmente ter uma noite de sono. Alguns também oferecem café da manhã, promovem eventos sociais entre os hóspedes e realmente proporcionam uma experiência incrível ao viajante.
Alguns hostels já disponibilizam também quartos individuais por um custo um pouco maior. A grande diferença são os espaços de convivência como salas de jogos, bar ou lounges.
-
Albergues
Assim como um hostel, os albergues surgiram com a proposta de atender ao público mais jovem através de uma hospedagem mais econômica e com foco na interação entre visitantes nacionais e estrangeiros.
Para isso, conta com diárias inferiores a hotéis, pousadas e resorts, as acomodações e banheiros geralmente também são compartilhados – onde você pode deixar seus objetos pessoais e documentos em um armário com cadeado dentro do quarto. Geralmente possui quartos mistos e separados por sexo.
-
Resort
O resort é outra opção para quem está em busca de hospedagem. Contudo, ele vai muito além da simples acomodação, pois possui uma infraestrutura completa com serviços para todas as idades.
Por se tratarem de complexos, geralmente se encontram fora dos centros urbanos e por isso oferecem serviços em diversas áreas como entretenimento, alimentação all inclusive – café da manhã, almoço e jantar inclusos na reserva –, spa, hidromassagem, academia, quadras poliesportivas, equipe de recreação infantil, saunas e várias outras comodidades.
Couchsurfing, AirBnb e Worldpackers: considere opções alternativas
Além das hospedagens convencionais, também existem alternativas mais em conta e que oferecem experiências diferentes. Hoje em dia, diversas plataformas digitais podem te ajudar nessa conexão com o seu destino. Confira algumas delas!
Couchsurfing
A plataforma online Couchsurfing.com reúne pessoas do mundo inteiro afim de promover a troca de acomodação e de experiências sociais entre locais e viajantes. Para participar, basta acessar o site, criar um perfil, preencher com todas as informações e começar a usar. O site permite que o viajante entre em contato com pessoas dispostas a receber hóspedes em suas casas, peça acomodação e, a partir disso, a negociação das condições fica a critério dos envolvidos.
AirBnb
O AirBnb é uma plataforma que permite que pessoas aluguem seus apartamentos ou parte deles para turistas e viajantes. A vantagem para quem põe o imóvel para aluguel é que é uma forma simples de ganhar uns trocados a mais. Já para quem se hospeda, há o benefício de geralmente ser mais barato do que hotéis e pousadas, mas preservando a privacidade e o intimismo.
Worldpackers
No Worldpackers, você pode buscar algum local de hospedagem que esteja precisando do seu trabalho. Dessa forma, você oferece seus serviços, e, em troca, recebe a estadia no seu destino. É possível trabalhar em hostels, pousadas, ONGs, pequenas empresas e projetos sócio-ambientais. A plataforma une os donos desses lugares à quem deseja economizar na hospedagem e ainda ter uma experiência cultural maior.
Dicas para se decidir entre tantas opções de hospedagem
Muita gente deixa a hospedagem como última decisão e, muitas vezes, acaba fazendo uma escolha que não se enquadra nos seus planos. Por isso, evite agir assim. Na hora de se decidir, pondere qual opção satisfaz melhor as suas necessidades.
Uma maneira simples de fazer isso é checando e comparando os valores das diárias, as acomodações e serviços oferecidos em cada tipo de hospedagem. Como a classificação por estrelas – que garantia uma escala de serviços – praticamente não é utilizada mais, vale a pena procurar em sites de avaliações, como por exemplo TripAdvisor e Booking, a situação dos meios de hospedagem do destino escolhido. Assim, você garante uma boa escolha e uma viagem tranquila!
Gostou das dicas? Continua acompanhando os novos conteúdos da hqbeds! Aproveite e baixe o ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas“.