
- Marcus
- 4 de fevereiro de 2021
Abrir um negócio no Brasil é uma aventura e tanto. O futuro pousadeiro precisa querer muito e ter clareza sobre os desafios que vai enfrentar até ter seu meio de hospedagem próprio. Se você está pensando em abrir pousada em 2021, este artigo é para você: conheça o passo a passo e saiba como não errar!
Apesar de ser burocrático abrir uma empresa no Brasil, os resultados de um trabalho feito co00m zelo e dedicação podem valer cada minuto e cada real investido. Contudo, o aspirante a pousadeiro deve analisar detalhadamente todos os cuidados ao abrir uma pousada, sobretudo os custos, devido a retomada das atividades pós-pandemia.
Afinal, é melhor que as surpresas não batam na porta depois que a empreitada começar!
Continue a leitura e encontre dicas sobre:
- O plano de negócio
- Pontuações sobre a escolha do local,
- Questões sobre crédito
- O que avaliar sobre estrutura e equipamentos
- A importância de um plano de marketing
- Documentações necessárias para a abrir a sua pousada em 2021
Vamos lá? Abrir pousada em 2021: tudo o que você precisa saber para iniciar o seu negócio!
Plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Por isso, é aqui onde você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer em sua pousada. Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua pousada, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Escolha o local
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Portanto, enquanto faz o planejamento para abrir uma pousada, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para abrir uma pousada é em cidades turísticas, litorâneas ou no interior. Porém, é possível montar uma pousada dentro de cidades grandes também. A localização surge em função das características do público-alvo: viagens a negócios, lazer, participação em feiras e eventos culturais, motivos de saúde.
Ou seja, é necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua pousada poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Tenha crédito disponível
E o dinheiro? De onde vem? Você pode ter uma poupança guardada para investir. No entanto, pode ser também que precise de crédito nesse primeiro momento.
Pesquise as melhores formas de obter aportes financeiros, quais as melhores taxas e as melhores condições para suprir suas necessidades, sem que depois se veja envolto em dívidas e cobranças. Uma boa gestão é imprescindível.
Estrutura e equipamentos
A estrutura de uma pousada deve ter uma área mínima de 500 m², e precisa comportar uma recepção, escritório, sala de integração, banheiros, espaço ao ar livre e quartos. Caso queira, é possível disponibilizar também bar ou restaurante no local.
Geralmente, os equipamentos necessários para abrir uma pousada são:
- cama;
- colchão de casal;
- colchão de solteiro;
- frigobar;
- ar condicionado;
- televisão;
- máquina de lavar roupas;
- secadora;
- calandra;
- mesa para passar roupa.
Não esqueça que são necessários equipamentos para escritório e recepção, como mobília, computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
Plano de marketing e divulgação
A divulgação da sua pousada é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Não deixe de investir na divulgação online, esse é o principal meio de busca de serviços e produtos.
Sobretudo, porque esse ramo conta com vários concorrentes, então para se destacar é preciso ter algo de especial. É importante fazer uma pesquisa para saber qual o diferencial dos outros profissionais, o que pode determinar o seu diferencial.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que abrir pousada em 2021 será um grande negócio.
Documentação necessária
Os documentos necessários para abrir uma pousada são simples:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
E aí, gostou das dicas? Caso esteja interessado em abrir pousada em 2021, aproveite para baixar o ebook abaixo. Conte com a hqbeds para te auxiliar neste pontapé inicial!