5 motivos para investir na automação de pagamentos no hostel

5 motivos para investir na automação de pagamentos no hostel

Sem sombra de dúvidas, uma das principais preocupações da gestão de hostel são as pendências financeiras. E um mecanismo que está em ascensão para facilitar esse processo é a automação de pagamentos online.

Assim, por meio dessa ferramenta, diversos problemas presentes no modelo tradicional são eliminados. Além disso, favorecem não somente as atividades diárias do setor, mas também a vida dos próprios fornecedores.

Dessa forma, sabendo da credibilidade que esse método fornece, organizamos neste artigo algumas informações e motivos pelos quais você deve investir na automação de pagamentos em seu hostel. Confira:

Antes de tudo: o que é automação de pagamentos?

Quando tratamos de automação de pagamentos online estamos falando de todas as atividades que, até então, eram realizadas de modo manual e passaram a utilizar sistemas automatizados. Por isso, essa prática foi criada com intuito de facilitar a atuação operacional do setor no hostel. Assim, será mais raro ter que lidar com os erros humanos.

Assim, a divisão financeira é uma área muito importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do segmento em que atua. Por essa razão, é necessário que o seu desempenho seja o melhor possível para, assim, buscar decisões estratégias eficientes.

Ao investir nessa tecnologia, o negócio passa a estar mais preparado no mercado. Assim como medidas de gestão financeira que ofereçam maior competitividade entre a concorrência. Para isso, é fundamental escolher os melhores métodos antes de automatizar todo seu departamento financeiro.

A importância de investir em automação de pagamentos em um hostel

A transformação digital já é uma realidade. Isso porque ela deixou de ser inovação incremental para se tornar um item básico de permanência no mercado. Com tanta mudança tecnológica, várias atividades manuais ficaram obsoletas com o tempo e demandaram que empresas buscassem maneiras mais práticas de realizar tais operações.

Assim, entre a vasta lista de novidades que o ambiente corporativo ganhou, a automação de pagamentos para hostel é um dos mais implementados. No entanto, seu reconhecimento não é limitado somente ao direcionamento menos operacional do setor. Ele também  permite controlar o fluxo de caixa do bar, por exemplo.

A tecnologia integra os principais elementos que compõem esse item. Indo desde débitos a serem liquidados por hóspedes, recebimentos, capital de giro e até mesmo a compra de insumos diários para o bom funcionamento do hostel. Dessa forma, o procedimento analisa todos esses fatores, dando maior suporte aos gestores da área.

Além de ser uma questão básica, ter esse tipo de controle é também base para o crescimento do negócio. No início, pode ser que as atividades do departamento financeiro não impactem, mas à medida que ele cresce, pode tornar uma “bola de neve” incontrolável. Dessa forma, com os processos automatizados, no entanto, não corremos este risco.

Além disso, os hóspedes também são beneficiados com esse investimento. Por exemplo: se precisamos oferecer maiores opções de pagamentos, o sistema automatizado disponibiliza diferentes meios para liquidar. Essa opção vem a ser um fator de decisão para o cliente realizar ou não uma reserva ou um passeio.

Principais vantagens em implementar automação de pagamentos em seu hostel

A automação dos pagamentos é uma importante prática a ser realizada. Com ela, vários mecanismos podem ser melhorados e as atividades operacionais do setor financeiro do hostel são otimizadas. Por isso, listamos os principais itens que passam pela transformação, confira:

Diferentes meios de cobrança

Em um mercado tão acirrado como o de hostel, para conquistar o hóspede é interessante investir em novos meios de pagamento que facilitem a sua vida.

Dessa forma, quando alinhada à proposta de relacionamento com o consumidor, torna-se um fator de escolha para fechar uma reserva.

Os benefícios dessa facilidade, além de alcançarem o público-alvo, permitem maior gestão de pagamentos para o setor de cobranças.

Cobrança antecipada de diárias

Existem diferentes formas de evitar que os hóspedes se tornem devedores do seu hostel. Entre elas, está o sistema de cobrança antecipada, que é um recurso oferecido pela automação de pagamentos.

Com ele é possível relembrar automaticamente o consumidor sobre a validade da pré-reserva e, caso não ocorra, ele indica ao setor financeiro que não consta a liquidação da dívida em aberto.

Relatórios de indicadores

Além do conhecimento dos números, os relatórios também oferecem suporte, em tempo real, sobre o desempenho que o hostel está prosperando. Assim, gestores podem reconsiderar algumas estratégias realizadas e recuam para otimizar os resultados adquiridos até então.

Integração de processos

Cada operação manual realizada por um colaborador diferente gera resultados distintos. Ao investir em mecanismos que padronizam e integrem os processos, isso facilita o controle de gestores, além de tornar os mecanismos de gestão mais eficientes.

Como resultado dessa decisão, há a integração de dados, que oferece o histórico de informações dos hóspedes e dos próprios colaboradores. Dessa forma, podemos entender de forma mais acertada as suas necessidades, atendendo aquilo que a concorrência não tem a oferecer.

Maior produtividade geral do hostel

Em consequência da vantagem anterior, temos um aumento da produtividade do hostel. Atividades operacionais que demandam grande tempo de realização ganham mais agilidade ao investirmos em tecnologias que facilitem a realização das mesmas.

Com esse resultado, as equipes estão mais aptas a realizar suas tarefas em um prazo menor do que manualmente. Assim, um grande exemplo disso é o controle de caixa por turnos, que podem ser automaticamente feitos com simples tecnologias.

Além de tornar as práticas mais efetivas, algumas da área comercial, marketing e operacional ganham teores mais estratégicos – a conversão de vendas, por exemplo. Por essa razão, a automação de pagamentos não atinge somente os processos produtivos, mas afetam diretamente as atividades ligadas aos clientes e hóspedes.

E aí, curtiu as vantagens em investir na automação de pagamentos? Como seu hostel está se preparando para o pós-pandemia? Conte para nós nos comentários! Aproveite e baixe o ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas“.








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Todos os direitos reservados a HQBeds Privacidade